Financiamento da produção agroecológica a partir do modelo de CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura): um panorama no estado de São Paulo

Autores

  • Djalma Nery Ferreira Neto CENA/USP - ESALQ
  • Flavia Torunsky Associação Veracidade CRHEA - USP São Carlos
  • Joana Ortega de Lima Amorim Associação Veracidade CRHEA - USP São Carlos
  • Ariel de Andrade Molina Programa de Pós Graduação em Agronomia/Horticultura UNESP/FCA

Resumo

O presente artigo apresenta um levantamento das iniciativas de CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura) em andamento no Estado de São Paulo, com o intuito de oferecer um panorama concreto do alcance, capilaridade e possibilidades deste modelo de financiamento e comercialização da produção agroecológica baseado no conceito de economia associativa. Ele foi produzido a partir de informações obtidas por meio de questionário estruturado com 19 questões abertas dirigidas aos responsáveis pela gestão das CSAs em SP, sistematizando quali-quantitativamente dados que possibilitam uma melhor compreensão de seu atual desenvolvimento. Para isso, apresentamos de maneira breve o que é CSA, explicitando uma síntese de suas preocupações e propostas centrais, bem como contextualizando historicamente o surgimento desse modelo. Espera-se que o presente artigo sirva de subsídio para pesquisas futuras e aprofundadas sobre as CSAs, tema ainda pouco explorado e discutido no Brasil.

Biografia do Autor

Djalma Nery Ferreira Neto, CENA/USP - ESALQ

Graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara (FCLAr) em 2011, mestrando do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada (PPGI-EA) do CENA/USP - ESALQ

Flavia Torunsky, Associação Veracidade CRHEA - USP São Carlos

Graduada em Imagem e Som pela UFSCar, cursa especialização em Educação Ambiental no CRHEA na USP em São Carlos. Membro da Associação Veracidade, atua como educadora e coordenadora do projeto CSA São Carlos.

Joana Ortega de Lima Amorim, Associação Veracidade CRHEA - USP São Carlos

Licenciatura em Ciências Biológicas pela UNESP - campus de Ilha Solteira. Cursando especialização em Educação Ambiental no CRHEA na USP em São Carlos. Membro da Associação Veracidade, atua como colaboradora, educadora.

Referências

IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível em: <http://7a12.ibge.gov.br/vamos-conhecer-o-brasil/nosso-povo/familias-e-domicilios> Acesso em: 29 abr. 2015.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. - 5. ed. - São Paulo. Editora Atlas, 2003. 311p.

STEINER, Rudof. Economia Viva - o mundo como organismo econômico único. São Paulo: Antroposófica, 3ª edição, 2006.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)