Levantamento participativo do potencial de produção de frutíferas pelo grupo de mulheres coletoras de bocaiuva da Comunidade Tradicional de Antônio Maria Coelho (AMC) em Corumbá-MS

Autores

  • Alberto FEIDEN Centro Nacional de Pesquisa do Pantanal da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Aurélio Vinicius BORSATO Centro Nacional de Pesquisa do Pantanal da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Isabelle de Almeida MONACO Bolsista CNPq ATP-A, UFMS/Embrapa Pantanal
  • Cristiano Almeida CONCEIÇÃO Mestrando em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Laranjeiras do Sul, PR
  • Maxwell da Rosa OLIVEIRA Bolsista CNPq ATP-B, UFMS/Embrapa Pantanal.

Resumo

Utilizou-se uma adaptação da técnica do Calendário Sazonal do Diagnóstico Rápido Participativo de Agroecossistemas (DRPA) para avaliar o potencial de coleta, processamento artesanal e venda da bocaiuva, outras frutíferas e seus derivados produzidas pelo grupo de mulheres extrativistas de bocaiuva da Comunidade Tradicional de Antônio Maria Coelho em Corumbá-MS. Com os resultados obtidos com a realização desta dinâmica cada coletora teve uma visão geral da quantidade e diversidade de produtos produzidos, assim como da renda mensal possível de ser obtida com a venda destes produtos, possibilitando assim uma melhor organização para a venda ao comércio e população local. Os resultados também são importantes para a regularização de suas explorações, para obtenção de DAP e posterior venda para os programas públicos.

Biografia do Autor

Alberto FEIDEN, Centro Nacional de Pesquisa do Pantanal da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1981) , mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (1991) e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999) . Atualmente é Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, na área de Agroecologia. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Ciência do Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia e Agricultura Orgânica, Transição Agroecológica, Adubos Verdes, pesquisa Participativa e Agricultura Familiar.

Referências

CAMPOLIN, A.I: FEIDEN, A. Metodologias Participativas em Agroecologia; Documentos 115, Embrapa Pantanal Corumbá, MS. 2011.

FEIDEN, Alberto et al. Sistemas de produção predominantes e potencial para produção agroecológica na comunidade tradicional de Antônio Maria Coelho–Corumbá, MS. Cadernos de Agroecologia, v. 2, n. 2, 2007.

FONSECA, TP de L et al. A (re) organização espacial da Comunidade Tradicional de Antônio Maria Coelho, Corumbá/MS. Cadernos de Agroecologia Vol 8, No. 2, Nov 2013.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 4. Gênero e Agroecologia.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>