Qualidade sanitária de sementes crioulas de Phaseolus vulgaris L., procedentes de bancos de sementes comunitários.

Autores

  • Fabiano Leite Gomes Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Centro de Ciências Agrárias - CECA
  • Lindinalva Dos Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Centro de Ciências Agrárias - CECA
  • Nayana Bruschi Infante Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Centro de Ciências Agrárias - CECA
  • Edna Peixoto da Rocha Martins Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Centro de Ciências Agrárias - CECA, Professora Titular
  • Joeferson Reis Martins Instituto Federal de Alagoas - IFAL, Campus Murici, Professor

Resumo

O feijoeiro pode apresentar uma baixa produtividade devido à má qualidade das sementes e a sensibilidade dessa cultura as variações edafoclimáticas O objetivo foi avaliar a sanidade das sementes de diferentes variedades crioulas de Phaseolus vulgaris L. em amostras de lotes de sementes de diferentes bancos comunitários do estado de Alagoas. O feijoeiro é uma leguminosa que apresenta grande número de variedades distribuídas pelo território brasileiro, porém, apresentando problemas de baixa produção e qualidade do produto a comercialização, atribuídos a patógenos do solo. O experimento foi conduzido no laboratório de fitopatologia do Centro de Ciências Agrárias (CECA), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no período de setembro a novembro de 2014. As sementes foram submetidas ao teste de sanidade para verificar a incidência de patógenos. Foram coletadas sementes em duas mesorregiões (leste e sertão) do estado de Alagoas, totalizando cinco variedades de feijão. Todas as sementes analisadas apresentaram incidência por diversos tipos de fungos. Os fungos Fusarium semitectum, Aspergillus flavus, Aspergillus sp., Penicillum italicum ocorreram em todas as variedades avaliadas.

Biografia do Autor

Fabiano Leite Gomes, Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Centro de Ciências Agrárias - CECA

Engenheiro Agrônomo, M. Sc. em Solos e Nutrição de Plantas, Doutorando em Proteção de Plantas (CECA/UFAL). Departamento: Fitossanidade, Área: Agroecologia na proteção de plantas.

Lindinalva Dos Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Centro de Ciências Agrárias - CECA

Engenheira Agrônoma, Mestranda em Proteção de Plantas (CECA/UFAL), Departamento: Fitossanidade, Área: Agronomia

Nayana Bruschi Infante, Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Centro de Ciências Agrárias - CECA

Engenheira Agrônoma, Mestranda em Proteção de Plantas (CECA/UFAL), departamento: Fitossanidade, Área: Agronomia.

Edna Peixoto da Rocha Martins, Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Centro de Ciências Agrárias - CECA, Professora Titular

Professora Titular do Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Departamento de Fitossanidade, Área: Agronomia

Joeferson Reis Martins, Instituto Federal de Alagoas - IFAL, Campus Murici, Professor

Professor, Doutor em Fisiologia Vegetal e Pós-doutorado em Sementes Florestais. Departamento: Fisiologia Vegetal Área: Biologia

Referências

COELHO C. M. M.; ZILIO, M.; SOUZA, C. A.; GUIDOLIN, A. F.; MIQUELLUTI, D. J. Características morfo-agronômicas de cultivares crioulas de feijão comum em dois anos de cultivo. Semina: Ciências Agrárias, v. 31, suplemento 1, p. 1177-1186, 2010.

FREITAS, R.A. Patologia de semente de feijão. Disponível em: http://orbita.starmedia.com/fitopatologia/patofeijao.htm>. Acesso: 17 abr. 2015.

LAZZARI, F.A. Umidade, fungos e micotoxinas na qualidade de sementes, grãos e rações. Curitiba, 146p. 1993.

MENTEN, J.O.M. Patógenos em sementes: detecção, danos e controle químico. Piracicaba: ESALQ/FEALQ, 1991. p.115-136.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE. Brasília, 2009. Disponível em Acesso em 17 de setembro de 2014.

SILVA, G. C.; GOMES, D. P.; KRONKA, A. Z.; MORAES, M. H. Qualidade fisiológica e sanitária de sementes de feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) provenientes do estado de Goiás. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 29, n. 1, p. 29-34, 2008.

POPINIGIS, F. Fisiologia da semente. Brasília: Agiplan, 1985.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.