Adubação verde na recuperação de solos degradados
Resumo
O presente trabalho vem apresentar uma experiência do NEPEA - Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão em Agroecologia - numa escola pública do interior de Goiás. A experiência relatada no texto consistiu no trabalho de conceitos e práticas agroecológias com alunos do Ensino Fundamental I a fim de introduzi-los à perspectiva agroecológica. Outra proposta da experiência relatada é a de ensinar esses alunos técnicas de adubação verde para recuperação de solo degradado a fim de tornar este solo apto para abrigar uma horta escolar agroecológica. As atividades voltadas para conscientização ambiental das crianças surtiram um efeito extremamente satisfatório, e pudemos demonstrar que técnicas de adubação verde podem recuperar a vida do solo sem o auxílio de agroquímicos.Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).