Agricultura de base ecológica Xukuru e comercialização: a concretização de um sonho coletivo

Autores

  • MARLI GONDIM DE ARAÚJO Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • ELISÂNGELA DE FREITAS MARIANO UFRPE
  • JANAÍNA NAIR DA SILVA UFRPE
  • MARCOS ANTÔNIO BEZERRA FIGUEIREDO UFRPE

Resumo

Os Xukuru habitam a Serra de Ororubá em Pesqueira-PE bem antes da colonização portuguesa. Desde então lutam para garantir a demarcação das terras e a manutenção de seu povo em território sagrado. Uma das formas de resistência é a prática de agricultura de base ecológica, identificada com tradições transmitidas oralmente de geração a geração. As famílias atualmente realizam o sonho de seu líder “encantado” Chicão Xukuru, que lutou pela constituição de feira em Pesqueira. Algumas famílias foram além do sonho de Chicão: comercializam também em outro município e ao Programa de Aquisição de Alimentos, quase 40 tipos de produtos. O cultivo ecológico e a comercialização têm um significado além da preservação ambiental e sustentabilidade econômica: é a reafirmação da preservação das tradições dos Xukuru na relação com a terra sagrada e a espiritualidade. Este texto foi construído por um grupo de estudantes da UFRPE a partir da Jornada Internacional de Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena de PE em outubro/2014.

Biografia do Autor

MARLI GONDIM DE ARAÚJO, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Aluna do 2º período de Licenciatura em Ciências Agrícolas na UFRPE ; Engenheira Agrônoma pela UFRPE e Mestra em Geografia Agrária pela UFPE.

ELISÂNGELA DE FREITAS MARIANO, UFRPE

Aluna do 2º período de Licenciatura em Ciências Agrícolas na UFRPE; aluna do 7º período de Agronomia do Instituto Federal de Pernambuco(IFPE)

JANAÍNA NAIR DA SILVA, UFRPE

Aluna do 2º período de Licenciatura em Ciências Agrícolas na UFRPE; aluna do 7º período de Agronomia do Instituto Federal de Pernambuco(IFPE)

MARCOS ANTÔNIO BEZERRA FIGUEIREDO, UFRPE

Professor do Departamento de Educação da UFRPE; membro do Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC) da UFRPE e do Grupo de Trabalho Campesinato e Soberania Alimentar da Associação Brasileira e Agroecologia (ABA)

Referências

ARAÚJO, A. L. de O.; ORDONIO, I. N. Feira Xukuru do Ororubá: conquistas em torno de uma experiência de comercialização de alimentos de base ecológica. Fortaleza: VII Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2011.

CAVALCANTI, Juliana. Xukurus de volta às origens. Diário de Pernambuco, Recife 28 set. 2014. Caderno Poder 2. Pag. b14-15.

SILVA, Edson. História, memórias e identidade entre os Xukuru do Ororubá. Campo Grande – MS. Tellus, ano 7, nº. 12, p. 89-102, abr. 2007.

PALITOT, Estevão Martins. Taiman chamou nosso cacique: a morte do Cacique Chicão e a (re)construção da identidade entre os Xukuru do Ororubá. Monografia. João Pessoa, PB. Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba, 2003.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)