Densidade e diversidade em açaizais nativos no projeto de desenvolvimento sustentável Virola-Jatobá, em Anapu/PA.

Autores

  • José Antonio Leite Queiroz Embrapa Amazônia Oriental
  • Roberto Porro Embrapa Amazônia Oriental
  • Manoel Messias Silva Instituo de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia - INDESAN

Resumo

A polpa do açaí diluída em água proporciona bebida de alto valor energético e rica em vitaminas, muito apreciada pelas comunidades tradicionais na Amazônia. Nos últimos anos a bebida passou a ser consumida em vários estados brasileiros e no exterior, com grande procura e, consequentemente, considerável aumento no preço. Com o objetivo de avaliar a densidade e a diversidade vegetal em açaizais de grotas (baixio) foram instaladas duas parcelas de 40 m x 25 m, subdivididas em quatro sub-blocos de 20 m x 12,5 m, em área de agricultores no Projeto de Desenvolvimento Sustentável Virola-Jatobá, Anapu/PA, em 2014. Observou-se que quanto maior a área basal das parcelas, menor o número de estipes adultos. Como a produção de frutos depende do número de estipes adultos será importante controlar a área basal das espécies arbóreas em manejo de açaizal. Entretanto, a presença das dicotiledôneas arbóreas é importante, pela sua atuação na reciclagem dos nutrientes e no processo de polinização.

Biografia do Autor

José Antonio Leite Queiroz, Embrapa Amazônia Oriental

Chefia Adjunta de Transferência de Tecnologia-CHTT Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia -SIPT

Roberto Porro, Embrapa Amazônia Oriental

Chefia Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento Pesquisador

Referências

QUEIROZ, J.A.L. de; MOCHIUTTI, S. Guia prático de manejo de açaizais para produção de frutos. Ilustração de Marcos Antonio da Silva. – 2. ed. rev. amp. – Macapá: Embrapa Amapá, 2012.

VENTURIERI, G. C.; SOUZA, M. S. de; CARVALHO, J. E. U. de; NOGUEIRA, O. L. Plano de manejo para os polinizadores do açaizeiro Euterpe oleracea (Arecaceae). In: YAMAMOTO, M.; OLIVEIRA, P. E.; GAGLIANONE, M. C. (Coord.). Uso sustentável e restauração da diversidade dos polinizadores autóctones na agricultura e nos ecossistemas relacionados: planos de manejo. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2014. p. 97-129.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Edição

Seção

IX CBA 8. Biodiversidade e Bens Comuns.