Gestão Social do Território: diversidade de atores e interesses

Autores

  • William Santos de Assis Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural - UFPA - Belém - Brasil
  • Ana Carolina Casemiro Vieira Núcleo de Desenvolvimento Territorial NE I/UFPA (Bolsista de Extensão Territorial); Mestranda MAFDS/UFPA
  • Antônio Eduardo Gomes Monteiro UFPA/Graduando em Geografia; Bolsista de extensão territorial do Núcleo de Desenvolvimento Territorial NE I/UFPA
  • Ana Carolina Silva Costa Universidade Federal do Pará/Núcleo de Desenvolvimento Territorial NE I/UFPA (Bolsista de Extensão Territorial)
  • Beatriz da Luz Cruz Universidade Federal Rural da Amazônia/Graduanda em Zootecnia; Bolisita do Núcleo de Estudos em Agroecologia AJURI/UFPA.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o processo inicial de constituição do Colegiado Territorial do Território de Identidade Rural Nordeste I. Utilizamos como ferramentas metodológicas a revisão bibliográfica e a análise dos relatórios das Assembleias Territoriais, os relatórios de atividades de campo do Núcleo de Extensão Territorial (NEDET) e a observação participante.

Biografia do Autor

William Santos de Assis, Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural - UFPA - Belém - Brasil

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1985), Mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1998) e Doutor em Desenvolvimento,Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/CPDA (2007) e Pós-Doutor em Desenvolvimento Rural (2011) na UFRGS. Atualmente é professor adjunto II do programa de pós-graduação Agriculturas Amazônicas, curso de Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Pará/Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Amazônia Oriental/EMBRAPA.

Ana Carolina Casemiro Vieira, Núcleo de Desenvolvimento Territorial NE I/UFPA (Bolsista de Extensão Territorial); Mestranda MAFDS/UFPA

É graduada em engenharia florestal pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, especialista em Ação Pública e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal do Pará. Mestranda em Agriculturas Amazônicas, com foco a arranjos produtivos entre empresas e comunidades tradicionais na Amazônia pelo Programa de Pós Graduação em Agriculturas Amazônicas, UFPA. Foi Coordenadora do Programa Dendê e Assistente de Metodologias do Instituto Peabiru nos anos de 2009 a 2013, onde atuou principalmente na gestão metodológica de projetos e condução de projetos de desenvolvimento local. Tem grande experiência em projetos de desenvolvimento local com especial atenção em desenhos metodológicos de pesquisa-ação em desenvolvimento social, elaboração e indicadores de sustentabilidade, uso e manejo de recursos naturais, pesquisa de mercado de produtos florestais não madeireiros bem como trabalho com fortalecimento de cadeias de valor de PFNM, além de ter participado de projetos de pesquisa e desenvolvimento que envolviam regularização fundiária, incluindo acordos comunitários de uso de recursos naturais e mapeamento histórico do uso e manejo madeireiro e não madeireiro de espécies florestais em Porto de Moz, na região do Baixo Xingu no Estado do Pará (2007-2009).

Antônio Eduardo Gomes Monteiro, UFPA/Graduando em Geografia; Bolsista de extensão territorial do Núcleo de Desenvolvimento Territorial NE I/UFPA

Graduando na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária. Atualmente é bolsista de extensão do projeto intitulado Núcleos de extensão em desenvolvimento territorial na Amazônia Oriental: as experiências do Nordeste, do Sul e do Sudeste paraense (UFPA/UNIFESSPA/SDT/MDA/CNPq). Atua como estudante de pesquisa no Núcleo de Estudos Agroecológicos AJURI - espaços de formação interdisciplinar para o fomento da agricultura familiar na Amazônia no Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR/UFPA).

Ana Carolina Silva Costa, Universidade Federal do Pará/Núcleo de Desenvolvimento Territorial NE I/UFPA (Bolsista de Extensão Territorial)

Ana Carolina S.C. formou-se como Engenheira Agrônoma em 10 de Agosto de 2012 na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Tem experiência em realizar diagnóstico sócio-ambiental em comunidades rurais por meio de trabalhos participativos. É membro efetivo da Associação Agroecológica IARA onde desenvolve experiências exitosas em agroecologia e extensão rural. Cursou Especialização em Extensão Rural, Sistemas Agrários e Ações de Desenvolvimento na Universidade Federal do Pará, com ênfase na formação de Agentes de Intervenção Social. Nesta pós-graduação trabalhou com pesquisa-ação na região do Baixo Tocantins/PA, com enfoque para o estudo do dendê e seus impactos na agricultura familiar.

Beatriz da Luz Cruz, Universidade Federal Rural da Amazônia/Graduanda em Zootecnia; Bolisita do Núcleo de Estudos em Agroecologia AJURI/UFPA.

Estudante do curso Zootecnia do 3 semestre na Universidade Federal Rural da Amazônia.

Referências

BOURDIEU, P. O poder simbólico. São Paulo: Difel/Bertrand Brasil, 1989.

CODETER. Relatório da 2ª Plenária Territorial do Noredeste I. Belém, 2015.

COREZOLA, F.; OLIVEIRA, C. D.; ALMEIDA, M. G. Desafios da governança territorial nos Territórios incorporados ao programa territórios da Cidadania. Campina Grande, Raízes, v. 28/29, n. 1/2, p. 87-96, 2010. (Dossiê território, sustentabilidade e ação pública).

MEDEIROS, L.S. de. e MINÁ, M. Marco Jurídico-Normativo para Desenvolvimento Rural com Enfoque Territorial. In. MIRANDA, C. e TIBURCIO, B. (Org). Politícas Públicas, Atores Sociais e Desenvolvimento Territorial no Brasil. Brasília: IICA, 2011. (Série Desenvolvimento Rural Sustentável, v.14).

PIRAUX, M.; ASSIS, W. S. de.; RODRIGUES, V. da C.; SILVA, N.N.M.; ALVES, J.W. Um olhar sobre a diversidade dos colegiados dos territórios da cidadania. Belém: Novos Cadernos do NAEA, V.16, Nº 01, 2013. (p. 101-124).

VEIGA, J. E.da. A Relação Rural/Urbano no Desenvolvimento Sustentável. Brasília: Cadernos do CEAM/UNB, v. 17 (pp. 9-22), 2005.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 1. Sócio biodiversidade e Território.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)