Quintais agroflorestais na comunidade de Cipoal em Santarém, Pará
Resumo
O quintal agroflorestal é uma área de produção, localizada próximo da casa, onde se cultiva espécies agrícolas e florestais variadas, envolvendo também a criação de animais domésticos. O objetivo desta pesquisa foi avaliar os aspectos socioeconômicos e a riqueza de espécies vegetais em quintais agroflorestais mantidos por moradores da comunidade Cipoal, situada ao longo da BR 163 – Km 14, Santarém- Pará. Foi aplicado um questionário semiestruturado em dezessete propriedades da comunidade. Nesta localidade os quintais são manejados por homens e mulheres na mesma proporção. Das espécies vegetais encontradas as de maior ocorrência são as frutíferas, com incidência de 53,65% nos quintais. Sendo as mais encontradas, a laranja (Citrus sinensis Osbeck), a manga (Mangifera indica L.) e o coco (Cocus nucifera L.), que estavam presentes em 82% dos quintais visitados. Palavras-chave: Espécies vegetais; sistemas agroflorestais; socioeconômia.Referências
CASTRO, A. P.; FRAXE, T. J. P.; SANTIAGO, J. L.; MATOS, R. B.; PINTO, I. C. Os sistemas agroflorestais como alternativa de sustentabilidade em ecossistemas de várzea no Amazonas. Revista Acta Amazônica, v.39, n. 2, p. 279 –288, 2009.
GAZEL FILHO, A. B.; YARED J. A. G. Estrutura e Função de Um Quintal Agroflorestal no Município de Mazagão, AP. in: VI Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, 2006, Campos dos Goitacazes, RJ. Anais do VI congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais. Campos dos Goitacazes, RJ: UENF/ Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, 2006.
MACEDO, R. L. G. Princípios básicos para o manejo sustentável de sistemas agroflorestais. Lavras: UFLA/FAEPE. p. 63 – 69, 2000.
VIEIRA, T.; ROSA, L.; SANTOS, M.. Condições socioeconômicas para o manejo de quintais agroflorestais em Bonito, Pará - DOI:10.5039/agraria.v8i3a2391. Revista Brasileira de Ciências Agrárias (Agrária) Brazilian Journal of Agricultural Sciences, América do Norte, 819 04 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).