Sistema Agroflorestal em Savana Parque Arbórea no município de Amajari-RR

Autores

  • Ricardo André Dantas Neves Instituto Federal de Roraima - IFRR
  • Rafael Fiusa de Morais

Resumo

O norte de Roraima possui, basicamente, economia voltada na agricultura de subsistência e criação extensiva de bovinos em ecossistema de Savana. Devido às condições tecnológicas econômicas e ambientais da região, a agropecuária praticada é baseada no uso do fogo como a principal forma de manejo, além de formas convencionais no ciclo de produção como a utilização indiscriminada de agrotóxicos e fertilizantes industrializados. Com alternativa aos problemas relacionados anteriormente, em janeiro de 2015 iniciou-se um projeto de um Sistema Agroflorestal no IFRR Câmpus Amajari, em que foram utilizadas práticas que, a médio e longo prazo, promova a garantia da soberania alimentar para os povos indígenas e agricultores familiares que habitam as Savanas de Roraima. O projeto foi implantado em uma “ilha de mata”, fitofisionomia que proporciona uma cobertura vegetal mais densa, formada por árvores de médio porte, denominada Savana Parque Arbórea.

Biografia do Autor

Ricardo André Dantas Neves, Instituto Federal de Roraima - IFRR

Técnico em Agropecuária, Biólogo, Especialista em Agroambiente e mestrando em Agroecologia, atua no Departamento Técnico do Instituto Federal de Roraima, Câmpus Amajari.

Rafael Fiusa de Morais

Atualmente é Diretor do Departamento Técnico e professor efetivo do Instituto Federal de Roraima, Câmpus Amajari. Possui mestrado e doutorado em agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com vínculo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no ao Centro Nacional de Pesquisa em Agrobiologia (CNPAB). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: Emissão de Gases de Efeito Estufa, Fixação Biológica de Nitrogênio, Ciclagem de nutrientes, Bioenergia e Balanços energéticos.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências