Relato de uma experiência no compartilhamento de fundamentos de Agroecologia com os estudantes de uma escola na Guiné Bissau

Autores

  • Tymoteo Schafer Instituto Federal de Brasilia
  • Agnes Schafer Universidade de Brasília
  • Pedro Gabriel de Sá

Resumo

A Guiné Bissau, localizada na costa ocidental do continente africano é considerado um dos países mais pobres do mundo. O presente registro relata as experiências de um graduando do curso de tecnologia em Agroecologia do IFB, Campus Planaltina, junto aos estudantes da Escola Campos Irmãos, no vilarejo de Quebo, na região sul da Guine Bissau. Durante a viagem de dois meses ao país o autor, através de aulas, oficinas e trabalhos práticos no espaço físico da Escola Cristã Campos Irmãos compartilhou conhecimentos em bases agroecológicas, pouco conhecidos naquela região. Esta instituição escolar já desenvolve o projeto Campos Irmãos na área agropecuária para os estudantes. Todavia devido à falta de profissionais especializados este segmento não tem se desenvolvido de forma abrangente. Deste modo, foi proposto alavancar, através das atividades desenvolvidas durante a estadia do autor, a implementação práticas agroecológicas na escola.

Biografia do Autor

Tymoteo Schafer, Instituto Federal de Brasilia

Filho de missionarios cursando o curso de Agroecologia para poder voltar ao pais on de cresci na Guiné Bissau/Africa

Referências

THE WORLD BANK. Disponível em: http://www.worldbank.org/pt/contry/guinebissau/overview. Acesso em: 23 abril. 2015, 11:22:50.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências