Levantamento de espécies frutíferas nativas em um fragmento de mata no Campus Rio Pomba do IF Sudeste-MG
Resumo
A grande diversidade de árvores frutíferas nativas fornecem durante todo o ano, alimento e proteção à fauna. Muitas dessas ainda não possuem expressão comercial e são, em sua maioria, desconhecidas pelas pessoas. Com isso, é de suma importância o reconhecimento destas espécies presentes em fragmentos de mata ainda preservados para que possam ser estudadas e multiplicadas, aumentando o numero de exemplares das mesmas e que elas não desapareçam antes mesmo de serem conhecidas, podendo, por exemplo, serem cultivadas em quintais em propriedades rurais. Assim, no presente trabalho, foi realizado o levantamento e reconhecimento de espécies frutíferas nativas de um fragmento de mata que apresentam maior potencial para a exploração sustentável, podendo futuramente servir para mais estudos com base no seu potencial econômico, nutricional, social e ambiental, com perspectiva de fomentar seu uso pelo pequeno agricultor e por comunidades rurais. O resultado deste trabalho foi um número considerável de espécies frutíferas nativas com potencial para cultivo pelos produtores rurais locais. Estas espécies apresentam potencial de utilização, seja in natura, através de processamento, ou mesmo utilização de partes de seu fruto, semente, ou palmito para algum benefício para a agricultura familiar seja para fins alimentícios ou medicinais. Também, possibilitou estabelecer um melhor reconhecimento da flora local que é pouco conhecida e explorada corretamente.Referências
AMOROZO, M.C.M. Agricultura tradicional, espaços de resistência e o prazer de plantar. Pp.123-131. In: Albuquerque, U.P.; Alves, A.G.C.; Borges, A.C.L.; Silva, V.A. (Orgs.). Atualidades em etnobiologia e etnoecologia. Recife, SBEE, 2002.
BRACK, P.; KINUPP.V.F.;SOBRAL, M.E.G. Levantamento preliminar de espécies frutíferas de árvores e arbustos nativos com uso atual ou potencial do rio grande do sul. Revista Brasileira de Agroecologia, v.2, n.1, fev. 2007.
KUNKEL, G. Plants for Human Consumption. Koenigsten: Koeltz Scientific Books. 393 p. 1984.
LORENZI, H. Árvores Brasileiras: Manual de Identificação e cultivos de plantas arbóreas do Brasil. 2ª Ed. São Paulo: Nova Odessa. 2002.
LORENZI, H., et al. Frutas brasileiras e exóticas cultivadas: (de consumo in natura). São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2006.
MENDONÇA, M. P. Guia ilustrado de árvores da Mata Atlântica de Minas Gerais – Brasil. São Paulo: Empresa das Artes, 2008.
SOUZA, A. G. C.; SILVA, S. E. L. Frutas Nativas da Amazônia In. XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 54th Annual Meeting of the Interamerican Society for 2008Tropical Horticulture.Vitória/ES. 2008. p. 1-2
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).