Recuperação de área degradada por erosão hídrica em um Argissolo Vermelho Amarelo em assentamento de reforma agrária no grupo sedimentar do Arenito Bauru.

Autores

  • renan estevão candido rezende Universidade Federal de São Carlos
  • Rafael Virginio Santos Universidade Federal de São Carlos
  • Kelly Cristina Tonello Universidade Federal de são Carlos
  • Jonas Pereira Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Roberta Cristina Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Fernando Silveira Franco Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Em regiões tropicais e subtropicais, as perdas de solo são fortemente influenciadas pelas chuvas torrenciais de alta intensidade, declividades do terreno, textura do solo, ausência de cobertura vegetal e principalmente o sistema de manejo adotado. O objetivo do presente trabalho foi recuperar uma área degradada com erosão hídrica em um agroecossistema em fase de transição agroecológica no Assentamento Santo Antonio em Piratininga, SP. Para recuperar a área impactada foi realizado um estudo do meio físico (declividade, precipitação pluviométrica, tipo de solo, relevo, hidrografia, vegetação e litologia). Foram coletadas amostras de solo para análise química, aplicação de calcário, demarcação de curvas de nível, implantação de terraceamento, práticas de conservação de solo e da água, além da elaboração de um plano de manejo com o uso de adubos verdes consorciado com espécies anuais para cinco cultivos. Dentre os resultados, verificados, foi que as perdas de solo se estabilizaram.

Biografia do Autor

renan estevão candido rezende, Universidade Federal de São Carlos

Graduando em Agronomia com Ênfase em Agroecologia e Sistemas Rurais Sustentáveis. centro de Ciências e Tecnologia para a Sustentabilidade

Rafael Virginio Santos, Universidade Federal de São Carlos

Graduando em Agronomia com Ênfase em Agroecologia e Sistemas Rurais Sustentáveis. centro de Ciências e Tecnologia para a Sustentabilidade

Kelly Cristina Tonello, Universidade Federal de são Carlos

Professora do Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade

Jonas Pereira Silva, Universidade Federal de São Carlos

Graduando em Agronomia com Ênfase em Agroecologia e Sistemas Rurais Sustentáveis. centro de Ciências e Tecnologia para a Sustentabilidade

Roberta Cristina Silva, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Agronomia com Ênfase em Agroecologia e Sistemas Rurais Sustentáveis. centro de Ciências e Tecnologia para a Sustentabilidade

Fernando Silveira Franco, Universidade Federal de São Carlos

Professor do Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade

Referências

ALMEIDA, F. F. M.; HASUI, Y.; PONÇANO, W. L.; DANTAS, A. S. L.; CARNEIRO,

C. D. R.; MELO, M. S.; BISTRICHI, C. A. Mapa geológico do estado de São Paulo - Monografias 6. São Paulo: IPT – INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS, 1981, v., n. 1184. Escala 1:500.000

BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F.; Conservação do Solo – Ícone, 2012. – 8ª edição. 355p.

FRANCO, F.S. COUTO, L. CARVALHO, A. F. JUCKSCH, I. FILHO, E. I. F. SILVA, E. NETO, J. A. A. M. Quantificação de Erosão em Sistemas Agroflorestais e Convencionais na Zona da Mata de Minas Gerais. Revista Árvore, Viçosa - MG, v. 26, n. 6, p. 751-760, 2002.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA.; Solos: potencialidade agrícola. IBGE, Diretoria de Geociências, Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais. Rio de Janeiro, 2001.

INSTITUTO GEOGRÁFICO E CARTOGRÁFICO DO ESTADO DE SÃO PAULO, IGC.; Levantamento Piratininga I/Carta Brasília Paulista. Mapa topográfico. Escala 1:10.000, Articulação 0-64-63/064-64/065-64. IGC, 1983.

MIELNICZUCK, J.; Matéria Orgânica e Sustentabilidade de Sistemas Agrícolas . In: SANTOS, G, A.; [et al.].; Fundamentos da Matéria Orgânica do solo: ecossistemas tropicais e sub tropicais. – Porto Alegre, Metrópole; 2008. 2a Ed. Revista e atualizada. Pags. 1-4.

OLIVEIRA, J. B.; CAMARGO, M. N.; ROSSI, M.; CALDERANO FILHO, B.; Mapa Pedológico do Estado de São Paulo – Legenda Expandida. Campinas: IAC/Embrapa - Solos, 1999. 64 p. Escala 1:500.000.

RAIJ, B. VAN.; CANTARELLA, H.; QUAGGIO, J. A.; FURLAN, A.; M. C. Eds – Recomendação de adubação e calagem para o estado de São Paulo, 2° edição. Campinas, Instituto Agronômico. Fundação IAC – 1996 (Boletim Técnico, 100) 285 pgs.

RHEINHEIMER, D. S.; KAMINSKI, J.; LUPATINI, G. C.; SANTOS, E. J. S.; Modificações em atributos químicos de solo arenosos sob sistema de plantio direto. R. Bras. Ci. Solo, 22:713-721, 1998.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>