Oficina de Capacitação de Artesanato Comunidade de Nossa Senhora das Graças, Município de Manacapuru – Amazonas.

Autores

  • JOZANE LIMA SANTIAGO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • LUZIMEIRE CAVALCANTE Universidade Federal do Amazonas
  • JONE LIMA SANTIAGO Universidade Federal do Amazonas
  • Francisco Itamar Gonçalves Melgueiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • CLAUDEMAR GUARLOTTI DE CARVALHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Resumo

O relato de experiência abordará a vivencia realizada na Comunidade Nossa Senhora das Graças no Município de Manacapuru no Estado do Amazonas. O objetivo desta vivência foi realizar a oficina de capacitação em artesanato para desenvolver produtos artesanais criados a partir da juta, da malva e do tecido da chita, com a finalidade de incentivar a confecção de produtos a partir de materiais que já tem nas comunidades, inserindo outros materiais sustentáveis para a agregação de valor como: sementes, cipós, fibras, a fim de contribuir para a disseminação e incorporação de novas tecnologias de produção sustentável. Assegurando à sustentabilidade, as novas oportunidades de emprego e renda, uma educação ambiental para as populações tradicionais amazônicas, visando à conservação e preservação do ambiente e da cultura material e imaterial.

Biografia do Autor

JOZANE LIMA SANTIAGO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

PROFESSORA ASSISTENTE NA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS. ATUA NA ÁREA DE AGROECOLOGIA E COORDENA PROJETOS DE EXTENSÃO RURAL E PESQUISAS SOCIOAMBIENTAIS. FAZ PARTE DA COORDENAÇÃO COLEGIADA DO NÚCLEO DE SOCIOECONOMIA DA UFAM.

LUZIMEIRE CAVALCANTE, Universidade Federal do Amazonas

Pesquisadora bolsista do Núcleo de Socioeconomia da Faculdade de Ciências Agrárias.

JONE LIMA SANTIAGO, Universidade Federal do Amazonas

Educador socioambiental do Núcleo de Socioeoconomia. Atua na área de logística no projeto Fortalecimento da organização social e potenciais mercados junto agricultores familiares.

Francisco Itamar Gonçalves Melgueiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Pesquisador do Núcleo de Socioeconomia. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Agronomia Tropical.

CLAUDEMAR GUARLOTTI DE CARVALHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

PESQUISADOR DO NÚCLEO DE SOCIOECONOMIA NO PROJETO FORTALECIMENTO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POTENCIAIS MERCADOS, ATUANDO NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO RURAL.

Referências

NODA, Sandra do N. Noda et alii. Utilização e apropriação das terras por Agricultura Familiar amazonense de Várzeas. In: DIEGUES, Antônio Carlos & MOREIRA, André de Castro C. (orgs). Espaços e recursos naturais de uso comum. São Paulo: NUPAUB-USP, 2001.

SOUZA. Hélcio Honorato. AMBIENTE E SOCIEDADE: A cadeia produtiva da malva (Urenalobata L.) no médio Solimões: uma lternativa sustentável? Manaus: UFAM, 2012.

Disponível em: http://www.anppas.org.br/encontro6/anais/ARQUIVOS/GT14-1039-993.pdfAcesso em: agosto 2014.

SOUZA.Rony Willams Frutuoso de.; FRAXE Therezinha de Jesus Pinto.; II ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA DA REGIÃO NORTE. GRUPO DE TRABALHO 8 – Sociedade, trabalho e saberes tradicionais. Belém. Disponível em: http://www.sbsnorte2010.ufpa.br/site/anais/ ARQUIVOS/GT8-292-255-20100826144855.pdf. Acesso em: agosto 2014.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)