Conhecimento popular sobre a utilização das plantas medicinais no assentamento Frei Damião, município de Cajazeiras – PB

Autores

  • Danielle Maria do Nascimento INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS SOUSA
  • Marília Hortência Batista Silva Rodrigues IFPB CAMPUS SOUSA
  • Semirames do Nascimento Silva IFPB CAMPUS SOUSA
  • Francisco Edu de Andrade IFPB CAMPUS SOUSA
  • ELIEZER DA CUNHA SIQUEIRA IFPB CAMPUS SOUSA

Resumo

As zonas rurais de muitos países em desenvolvimento ainda dependem da medicina tradicional para os cuidados primários com a saúde sendo mais seguros e mais baratos do que os farmacêuticos. O conhecimento popular relativo às espécies e formas de uso foi passado de geração em geração até os dias atuais e isso permitiu que as plantas fossem positivamente selecionadas para sanar a necessidade de cura de determinadas enfermidades primárias. Objetivou-se com o trabalho analisar o nível de conhecimento dos moradores do assentamento Frei Damião município de Cajazeiras-PB sobre plantas medicinais. Foram realizadas entrevistas no mês de abril de 2015, por meio de questionário estruturado sobre a utilização, crença e origem de informações sobre plantas medicinais, perfazendo um total de dez questões. Os questionários foram aplicados pelos alunos do Curso de Tecnologia em Agroecologia do IFPB Campus Sousa com agricultores (as) do Assentamento Frei Damião, município de Cajazeiras-Paraíba. Foi verificado que grande parte do conhecimento dos morados sobre plantas de uso medicinal foi repassada pelos avós e pais e que eles são a principal fonte de aquisição das ervas. Os agricultores e agricultoras mostraram ser muito conhecedores(as) das plantas medicinais, apesar de que o conhecimento está alicerçado nas pessoas mais idosas da comunidade, especialmente as mulheres, que são as detentoras do conhecimento.

Biografia do Autor

Danielle Maria do Nascimento, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS SOUSA

CIENCIAS AGRÁRIAS / AGROECOLOGIA

Marília Hortência Batista Silva Rodrigues, IFPB CAMPUS SOUSA

CIENCIAS AGRÁRIAS / AGROECOLOGIA

Semirames do Nascimento Silva, IFPB CAMPUS SOUSA

CIENCIAS AGRÁRIAS / AGROECOLOGIA

Francisco Edu de Andrade, IFPB CAMPUS SOUSA

CIENCIAS AGRÁRIAS / AGROECOLOGIA

ELIEZER DA CUNHA SIQUEIRA, IFPB CAMPUS SOUSA

CIENCIAS AGRÁRIAS / AGROECOLOGIA

Referências

RIGOTTI, M.; FERREIRA, M. O.; SANTANA, R. D.; SANTOS, R. A. L.; SILVA, R. M.; SANTANA JUNIOR, S. S. Conhecimento Sobre a Utilização das Plantas Medicinais em Dourados, MS. Cadernos de Agroecologia, Vol. 9, No. 4, Dourados-MS, 2014.

TAPSELL, L.C; HEMPHILL, I.; COBIAC, L. Health benefits of herbs and spices: The past, the present, the future. Med J Aust. 2006. V. 185, p. S4–24.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)