História da ciência da Homeopatia para a Agropecuária e sua popularização na Zona da Mata Mineira

Autores

  • Alessandra Paiva Ribeiro Universidade Federal de Viçosa
  • France Maria Gontijo Coelho Universidade Federal de Viçosa
  • Thaís Helena Teixeira Universidade Federal de Viçosa

Resumo

A partir das décadas de 80 e 90, a ciência e a técnica da Homeopatia na agropecuária foram pioneiras na Zona da Mata Mineira e na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Este trabalho teve como objetivo resgatar e sistematizar fatos e memórias de personagens importantes nesse processo de construção dessa área de conhecimento quando voltada para as práticas agrícolas. Além da análise bibliográfica e documental, por meio da coleta de depoimentos e entrevistas, a sistematização evidenciou, por um lado, o papel protagonista das organizações e movimentos sociais de agricultores familiares da Zona da Mata para a institucionalização dessa ciência e técnica na Universidade. Por outro lado, também ficou evidente a importância do apoio da pesquisa e da extensão da UFV para o aprimoramento e divulgação desse conhecimento, que lida com a vitalidade, equilíbrio ambiental e que permite autonomia a agricultores familiares.

Biografia do Autor

Alessandra Paiva Ribeiro, Universidade Federal de Viçosa

Formada pela Associação Regional da Escola Família Agrícola Paulo Freire em Técnica em Agropecuária integrado ao Ensino Médio(2011), Graduanda em Agronomia na Universidade Federal de Viçosa .Com experiência na área de Agronomia, com ênfase em Extensão Rural, práticas agroecológicas e na área de Educação do Campo, com experiência como monitora em Escolas Famílias Agrícolas.

France Maria Gontijo Coelho, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979); especialização em Educação, pela FAE/UFMG (1986); mestrado em Extensão Rural, pela Universidade Federal de Viçosa (1992) e doutorado em Sociologia, pela Universidade de Brasília (1999). Atualmente é professora Associada III da Universidade Federal de Viçosa. No ensino, na pesquisa e Extensão Universitária trabalha com temas das áreas de conhecimento das Ciências Sociais e Ciências Agrárias, com ênfase em Extensão Rural . Temas dos projetos de pesquisa e extensão: Etnoecologia e Etnociências; Conhecimento tradicional, segurança e soberania alimentar; História e Sociologia da Ciência, da Técnica e da Tecnologia; História e Sociologia da Educação; Homeopatia na agropecuária e no ambiente.

Referências

ANDRADE, F.M.C. de. Homeopatia no crescimento e na produção de cumarina em Chambá (JusticiapectoralisJacq.). Viçosa: UFV, 1999.

LOBÃO, Antonio de Oliveira. Homeopatia, 157 anos no Brasil. Jornal de Piracicaba/ Piracicaba:1997.p.A-2. Disponível em: <http://www.cesaho.com.br/biblioteca_virtual/arquivos/arquivo_328_cesaho.pdf>. Acesso em: 06 abril 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como delinear uma pesquisa bibliográfica? In: Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo :Atlas, 2002.

MORENO, José Alberto. O Direito do Uso Popular da Ciência da Homeopatia. 3. ed. Belo Horizonte: Editora Hipócrita-Hahnemanniana, 1996.210 p.

PASSOS, l. A. e AMARAL, E. F. do. Homeopatia e cidadania: Homeopatia popular, caminhos da transformação. Cuiabá: IPESP, 1996.

VEYNE, Paul. Como se escreve a história: Foucault revoluciona a história. Brasília/DF: UnB, 1998.

VITHOUKAS, George. Homeopatia, ciência e cura. São Paulo: Cultrix, 1980.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico