Produção e qualidade fisiológica de sementes crioulas oriundas de banco de sementes de comunidades assentadas no sertão paraibano

Autores

  • Semirames do Nascimento Silva IFPB CAMPUS SOUSA
  • José Edio Teles da Rocha IFPB CAMPUS SOUSA
  • Aldeir Araujo dos Santos IFPB CAMPUS SOUSA
  • KATIA CRISTINA DE OLIVEIRA GURJAO IFPB CAMPUS SOUSA
  • ELIEZER DA CUNHA SIQUEIRA IFPB CAMPUS SOUSA

Resumo

Diante da grande perda de sementes crioulas por parte da agricultura familiar no Estado da Paraíba, torna-se necessário a instalação de campos de multiplicação de sementes crioulas, como forma de resgate e preservação das mesmas, com o compromisso de devolver as sementes e manter o estoque dos Bancos de Sementes dos agricultores familiares. Com base no exposto, teve-se como objetivo multiplicar e avaliar a qualidade física e fisiológica de sementes crioulas oriundas de banco de sementes no sertão paraibano. O trabalho foi realizado na área experimental do IFPB Campus Sousa. Foram utilizadas sementes de feijão variedade “canção”. Para a implantação do campo de produção de sementes foi utilizado uma área (9,3m x 27,6m). A cultura foi plantada no dia 23/08/2013 e atingiu a estabilização da germinação aos sete dias após o plantio com média de 74,6; 60,6; 65,4; 63,8 e 67,8. A altura das plantas apresentou, em média, maiores valores na fileira F2 (1,49 cm) correspondendo ao maior número de vargens (11,2), seguida da F4 (1,62 cm) com 8,2 vargens; F1 (1,11 cm) com 6,4 vargens e F3 (1,05 cm) com 3,6 vargens. Os resultados indicam relação positiva entre altura da planta e número de vargens por planta, plantas maiores apresentam maior número de vargens. As sementes oriundas do Assentamento Frei Damião Cajazeiras/PB apresentavam qualidade fisiológica preservada e em condições de ser utilizada para produção de novas sementes.

Biografia do Autor

Semirames do Nascimento Silva, IFPB CAMPUS SOUSA

CIENCIAS AGRARIAS / AGRONOMIA

José Edio Teles da Rocha, IFPB CAMPUS SOUSA

CIENCIAS AGRARIA / AGRONOMIA

Aldeir Araujo dos Santos, IFPB CAMPUS SOUSA

CIENCIAS AGRARIA / AGRONOMIA

KATIA CRISTINA DE OLIVEIRA GURJAO, IFPB CAMPUS SOUSA

CIENCIAS AGRARIA / AGRONOMIA

ELIEZER DA CUNHA SIQUEIRA, IFPB CAMPUS SOUSA

CIENCIAS AGRARIA / AGRONOMIA

Referências

ALMEIDA, P.; CORDEIRO, A. Sementes da Paixão: Estratégia comunitária de conservação de variedades locais no semi-árido, 2ª ed. Esperança, 2002, p.31-55.

DIDONET, A. D. Produção comunitário de sementes: segurança alimentar, desenvolvimento sustentável e cidadania. Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2007 16 p. (Documentos/Embrapa Arroz e Feijão, ISSN 1678-9644, 213).

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>