Estratégias de comercialização de produtos orgânicos em Santarém, Pará

Autores

  • Carla Eich Back SILVA Agricultora e Discente do curso de Agronomia da UFOPA
  • Karin Eich Back Agricultora e Discente do curso de Agronomia da UFOPA
  • Danielle Wagner Docente da UFOPA
  • Maria Lita Padinha Correa Docente da UFOPA

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar as estratégias mobilizadas pela comissão de orgânicos de Santarém, Pará, para inserir os produtos no mercado local. Os dados foram coletados através de observação participante e entrevistas com os membros da comissão de orgânicos e com produtores. As principais dificuldades apontadas foram o baixo preço dos produtos e a falta de espaço físico adequado que atrapalha a comercialização. Ao longo do tempo as estratégias utilizadas para estruturação do grupo e inserção dos produtos no mercado local foram a consolidação da comissão de orgânicos, criação de feiras de orgânicos, ocupação de uma banca no mercado municipal, campanhas de divulgação das feiras e a criação da associação. Apesar das dificuldades enfrentadas, o grupo está avançado e procurando sanar essas dificuldades, buscando a conscientização da população em consumir produtos orgânicos visando uma melhor qualidade de vida dentro de um ambiente agroecológico.

Biografia do Autor

Carla Eich Back SILVA, Agricultora e Discente do curso de Agronomia da UFOPA

Agricultora e Discente do curso de Agronomia da UFOPA

Karin Eich Back, Agricultora e Discente do curso de Agronomia da UFOPA

Agricultora e Discente do curso de Agronomia da UFOPA

Danielle Wagner, Docente da UFOPA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural/Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Maria Lita Padinha Correa, Docente da UFOPA

Doutora em Fitotecnia (UFV)

Referências

GIL, C. A. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas. 2011.

SOUZA, J. L. de. Manual de horticultura orgânica. 2.ed. atual. e ampl – Viçosa, MG: Aprenda Fácil, 2006.

TERRAZZAN, P; VALARINI, P. J. Situação do mercado de produtos orgânicos e as formas de comercialização no Brasil. Informações Econômicas, SP, v.39, n.11, nov.2009.

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Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.