Agricultura e relações de gênero em uma comunidade rural de Santarém, Pará

Autores

  • Ândria Vitória Silva e Silva Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Thiago Almeida Vieira Universidade Federal do Oeste do Pará

Resumo

Gênero é um conceito útil para que a sociedade seja entendida, permitindo que haja uma melhor compreensão do que representam homens e mulheres nos diferentes segmentos da sociedade, tais como na agricultura familiar. Objetivou-se estudar o papel de homens e mulheres, agricultores familiares da comunidade rural de Santa Maria, Projeto de Assentamento Agroextrativista Eixo Forte, Santarém, Pará, em atividades relacionadas ao acesso e controle de diferentes recursos, naturais e financeiros. Foram utilizadas ferramentas de Diagnóstico Rural Participativo: entrevistas semi-estruturadas, registro fotográfico; e observação direta, cobrindo aspectos como perfil do agricultor e divisão de trabalho. Os resultados mostram que existem diferenças nas relações de gênero na propriedade. A mulher tem controle sobre as atividades reprodutivas e os homens controlam as produtivas.

Biografia do Autor

Ândria Vitória Silva e Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

Estudante de Agronomia

Thiago Almeida Vieira, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutor em Ciências Agrárias

Referências

BRUMER, A. Gênero e agricultura: a situação da mulher na agricultura do Rio Grande do Sul. Estudos Feministas, v. 12, n.1, 2004.

CALVELLI, H. G. Agrocombustíveis a partir da perspectiva de gênero: a produção de oleaginosas no cotidiano da mulher. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 Anais Eletrônicos..., Florianópolis, 2013. Disponível em: http://www.fazendogenero.ufsc.br/10/resources/anais/20/1384886174_ARQUIVO_HaudreyGerminianiCalvelli.pdf. Acesso em: 10 jan. 2014.

SANTOS, G.; BUARQUE, C. O que é gênero? In: SANTOS, G. (Org.). Gênero e desenvolvimento rural: manual de orientação para os agentes da reforma agrária. Brasília, DF: INCRA/FAO/CMN/MDA, 2002. 179p.

SCHMITZ, A. M.; SANTOS, R. A. A divisão sexual do trabalho na agricultura familiar. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 10. Anais Eletrônicos, Florianópolis, 2013. Disponível: http://www.fazendogenero.ufsc.br/10/resources/anais/20/1384267320_ARQUIVO_AlineMotterSchmitz.pdf. Acesso em: 10 jan 2014.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 4. Gênero e Agroecologia.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)