Levantamento de custos de produção de base agroecológica de macaxeira em agricultura familiar no município de Lagoa de Itaenga - PE

Autores

  • Camila Lucena Mota Universidade Federal de Pernambuco; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFPE

Resumo

Na abordagem agroecológica, a produtividade de um agroecossistema é tão importante quanto a sua sustentabilidade e biodiversidade e o custo da produção agrícola é uma ferramenta essencial para o gerenciamento das atividades produtivas e para as tomadas de decisão pelos produtores. O principal objetivo do artigo foi conhecer os gastos e rendimentos da produção de macaxeira na propriedade de Seu A. Sebastião, que é de base agroecológica e familiar, localizado no município de Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco. Para a elaboração do trabalho considerou-se o custo operacional efetivo e o custo operacional total, a receita bruta e o lucro operacional. Evidenciando que, em uma propriedade familiar, por conta dos baixos custos operacionais, a lucratividade é expressiva.

Biografia do Autor

Camila Lucena Mota, Universidade Federal de Pernambuco; Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IFPE

Graduada do curso de Geografia-Bacharelado. Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco.

Estudante do Técnico em Agricultura do IFPE - Campus Vitória de Santo Antão.

Referências

ALTIERI, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. 3.ed. São Paulo, Rio de Janeiro. Expressão Popular, AS-PTA. 2012.

MARTIN, N. B. et al. Sistema integrado de custos agropecuários CUSTAGRI. Informações Econômicas, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 728, jan. 1998.

MATSUNAGA, M. et al. Metodologia de custo de produção utilizada pelo IEA. Agricultura em São Paulo, São Paulo, v. 23, t. 1, p. 123139, 1976.

VERDEJO, Miguel E. Diagnóstico Rural Participativo: guia prático. Brasília: SAF/MDA, 2006.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.