Vivência e aprendizagem na comunidade Itanambuca no município de Igarapé-Miri – PA

Autores

  • Miciane Araújo Jordão IFPA Castanhal
  • Roberta de Fátima Rodrigues Coelho IFPA Castanhal
  • Adebaro Alves dos Reis IFPA Castanhal
  • Raimunda Eliane Nascimento do Nascimento

Palavras-chave:

ribeirinho, extrativismo

Resumo

O estágio de vivência é uma experiência no qual os alunos convivem com os a agricultores participando do dia a dia e compreendendo as relações existentes entre o homem e o meio biofísico. Dentro desta perspectiva o IFPA Campus Castanhal propôs um estágio de vivência aos alunos do curso de Agronomia no município de Igarapé-Miri-PA na comunidade de Itanambuca, para conhecer e compreender a complexidade das populações ribeirinhas. Os estudantes viveram o dia a dia dos ribeirinhos participando das atividades desenvolvidas por eles como a pesca, coleta do açaí entre outras. O objetivo do trabalho é compreender as relações existentes entre o homem e natureza e o meio biofísico e suas formas de organização. Atuou também como importante gerador de conhecimento acerca da realidade dos ribeirinhos e viabilizou uma melhor compreensão da realidade vivida na comunidade ribeirinha.

Biografia do Autor

Miciane Araújo Jordão, IFPA Castanhal

graduanda do curso de engenharia agronômica

Raimunda Eliane Nascimento do Nascimento

graduanda do curso de engenharia agronômica

Referências

CANETE, Voyner R. Populações tradicionais Amazônicas: revisando conceitos. Disponível em: www.anppas.org.br Acesso: 29/01/2015.

CARDOSO, Maria Sandrelle Gonçalves A ética ambiental do ribeirinho amazônico e as políticas de inclusão social. Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br Acesso: 21/04/2015.

COSTA, Ana Paula Dias; SIMÕES, Aquiles. Extrativismo florestal não-madeireiro do murumuru Astrocaryum murumuru Mart.: uma proposta de conservação do agroecossistema da comunidade de Santo Antônio, município de Igarapé-Miri- Pará. Cadernos de Agroecologia – Vol 8, No. 2 pg, 03,2013.

Estatística Municipal: Igarapé Miri. IDESP, 2014. Disponível em: http://www.idesp.pa.gov.br/pdf/EstatisticaMunicipal/pdf/IgarapeMiri.pdf Acesso: 02/02/2015.

REIS, Adebaro A. dos. Estratégias de desenvolvimento local sustentável da pequena produção familiar na várzea do município de Igarapé-Miri (PA) 128 f.; Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido. Belém, 2008.

ROSA, Antônio V, Agricultura e meio ambiente – São Paulo: Atual, 1998. pg 10 – 12

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências