Reabilitação de áreas degradadas por mineração e produção de alimentos a partir da implantação de agroecossistemas na comunidade do Taim, São Luís – MA.

Autores

  • Jailson Ferreira Moreira Universidade Federal do Maranhão
  • Zelia Maria Nunes Universidade Estadual do Maranhão
  • Marcelino Silva Farias Filho Universidade Federal do Maranhão

Resumo

A comunidade do Taim está localizada na porção sudoeste da Ilha do Maranhão, compondo a zona rural do município de São Luís e o território da futura RESEX do Tauá-Mirim. A experiência foi realizada nos anos de 2011 e 2012 em áreas distintas, teve como objetivos promover a reabilitação do solo por meio do desenvolvimento de práticas agroecológicas e construir alternativas econômicas e alimentares para a comunidade. Os agroecossistemas adotados para a reabilitação das áreas degradadas envolveram o cultivo de espécies vegetais de interesse econômico, de ciclos curtos a médios, e leguminosas temporárias. Os resultados foram satisfatórios especialmente com a produção de mandioca que teve uma produtividade bem expressiva e do milho que animou os agricultores envolvidos que há muito não produziam milho no local, comprovando-se assim ser possível a reabilitação de solos e também a produção de alimentos em áreas degradadas.

Biografia do Autor

Jailson Ferreira Moreira, Universidade Federal do Maranhão

Geografo, Mestrando em Agroecologia, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Edafologia e Pedologia-GEPEPE/UFMA e Laboratório de Estudos Botânicos-LEB/UFMA

Zelia Maria Nunes, Universidade Estadual do Maranhão

Geógrafa, Mestrando em Agroecologia, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Edafologia e Pedologia-GEPEPE/UFMA

Marcelino Silva Farias Filho, Universidade Federal do Maranhão

Departamento de Geociências-UFMA, Doutor em Agronomia (Ciências do Solo) - Unesp Jaboticabal-SP.

Referências

FARIAS FILHO, M. S. Reabilitação de Áreas Degradadas por Mineração e Produção De Alimentos a partir da Implantação de Agroecossistemas na Comunidade do Taim, São Luís – MA. Projeto de Extensão Universitária. Universidade Federal do Maranhão, 2010.

NUNES, Zélia Maria. Avaliação química, física e fitossociológica da cobertura pedológica na comunidade do Taim, São Luis-MA para identificação de níveis de degradação ambiental. Monografia (Graduação) – Universidade Federal do Maranhão, Curso de Geografia, São Luis, 2013.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências