Agricultura urbana e redes de consumo: estratégias para a superação da pobreza em um país Andino

Autores

  • ISABELA FABIANA DA SILVA LADEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
  • MARÍLIA ESCANHOELA CUCOLICCHIO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • JULIANA SOARES ZEYMER Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Estudantes brasileiras realizaram um estágio no projeto AUP (Agricultura Urbana e Peri-Urbana), desenvolvido pela FAO (Food and Agriculture Organization) junto ao Governo Autônomo de Chuquisaca, na cidade de Sucre, Bolívia. O público alvo deste projeto foram famílias que residem nas periferias da cidade por consequência do êxodo rural e se encontram em situação de vulnerabilidade. O objetivo principal do projeto foi trabalhar diretamente com as mulheres na construção de pequenas nos quintais de suas casas para a produção de hortaliças, que primeiramente serve para atender as necessidades da família e cujo excedente é comercializado na forma de Cestas Orgânicas através de um Grupo de Consumo. Os objetivos do projeto vão além de garantir segurança alimentar e erradicar a fome e a desnutrição. Também envolvem o empoderamento da mulher por meio de atividades de capacitação e geração de renda para si.

Biografia do Autor

ISABELA FABIANA DA SILVA LADEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Estudante de Agronomia, vivência com Extensão Rural na perspectiva da Agroecologia com ênfase em Redes de Consumo

MARÍLIA ESCANHOELA CUCOLICCHIO, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Estudante de Engenharia Ambiental, vivência em Grupos de Agroecologia e de Manifestações Culturais. Experiência na área de Agricultura Urbana.

JULIANA SOARES ZEYMER, Universidade Federal de Viçosa

Estudante de Agronomia, vivência em projetos de pesquisa e experiência com Agricultura Urbana.

Referências

WHITESELL, Lily. Y aquellos que se fueron: retratos deléxodo boliviano. In: EL CENTRO PARA LA DEMOCRACIA (Bolivia) (Comp.). Desafiando laglobalización: Historias de La experiencia boliviana. La Paz: Plural, 2008. Cap. 8. p. 279-316. Disponível em: <http://democracyctr.org/>. Acesso em: 30 jan. 2015.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (Bolivia). Bolivia (PlurinationalStateof). 2013. Disponível em: <http://www.who.int/>. Acesso em: 30 jan. 2015.

FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION (Bolívia). Agricultura urbana y peri urbana en América Latina y el Caribe: El Alto. 2013. Disponível em: <http://www.fao.org/>. Acesso em: 30 jan. 2015.

ORGANIZAÇÃO PANAMERICANA DE SAÚDE (Estados Unidos). Resumo do relatório: Violência contra a mulher na América Latina e Caribe. Washington, DC: Organização Panamericana de Saúde, 2013. Disponível em: <http://www.paho.org>. Acesso em: 23 abr. 2015.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)