Associativismo, qualidade alimentar e autonomia econômica: a produção comunitária de hortaliças orgânicas cultivadas por um grupo de mulheres no Assentamento de Reforma Agrária Baeté – Barreiros - PE.

Autores

  • Lucas Santos IFPE-Campus Barreiros
  • Erivaldo Silva de Oliveira Oliveira IFPE-Campus Barreiros
  • Francisco Roberto de Sousa Marques Marques IFPE-Campus Barreiros
  • José Ronaldo Medeiros Costa Costa
  • Marcelo Rodrigues Figueira de Mello Mello IFPE-Campus Barreiros

Resumo

A participação feminina na agricultura familiar representa um papel preponderante, pelos seus saberes, sensibilidade e capacidade produtiva. Este trabalho teve como objetivo avaliar o associativismo, a qualidade alimentar e a autonomia econômica de um grupo informal de 9 mulheres rurais do Assentamento Rural Baeté (Barreiros-PE), envolvidas no cultivo comunitário de hortaliças orgânicas. Esta experiência teve inicio em setembro de 2013, após realização de um Diagnóstico Rural Participativo (DRP) facilitado por alunos e professores do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFPE–Campus Barreiros. A metodologia utilizada foi a técnica da entrevista estruturada e semiestruturada com aplicação de questionários. Concluiu-se que: 88,9% das mulheres pertencem a Associação dos Agricultores do Assentamento Baeté; 100% consideraram importante o trabalho comunitário, que houve melhoria na convivência, na alimentação, na renda e na qualidade de vida com as atividades da horta orgânica. Palavras-chave: Gênero; Metodologia Participativa; Extensão Rural.

Biografia do Autor

Lucas Santos, IFPE-Campus Barreiros

Aluno do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, IFPE-Campus Barreiros

Erivaldo Silva de Oliveira Oliveira, IFPE-Campus Barreiros

Tecnólogo em Agroecologia- Bolsista do Núcleo de Estudos em Agroecologia, Agricultura Orgânica e Desenvolvimento Sustentável (NEADS), IFPE-Campus Barreiros

Francisco Roberto de Sousa Marques Marques, IFPE-Campus Barreiros

Professor do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, IFPE-Campus Barreiros DDE- Sociologia Rural, Agroecologia, Extensão Rural e Agricultura Familiar.

José Ronaldo Medeiros Costa Costa

Professor do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, IFPE-Campus Barreiros DDE- Fitotecnia, Agroecologia, Extensão Rural e Agricultura Familiar.

Marcelo Rodrigues Figueira de Mello Mello, IFPE-Campus Barreiros

Professor do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, IFPE-Campus Barreiros DDE- Fitossanidade, Agroecologia, Extensão Rural e Agricultura Familiar.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 4. Gênero e Agroecologia.