A inserção da produção do biocombustível na região do ABCT e os impactos socioeconômicos

Autores

  • Leon Nazaré da Cruz UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
  • Mário Tito Almeida Barros UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
  • Bianka das Neves Braun Rabelo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- UFPA

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a inserção da produção de biodiesel no nordeste do Pará, o lócus de análise se concentrará nos municípios: Acará, Bujaru, Concórdia do Pará e Tomé Açu, conhecida como ABCT, devido os grandes investimentos de empresas na produção do biodiesel. O nordeste paraense é uma frente pioneira ao cultivo do dendê, que ganha destaque na produção energética e atenção dos governos federal e estadual e na atuação de outros atores. A política de produção de biodiesel é visto pelos articuladores como uma política pública de desenvolvimento social, econômico e ambiental para o estado, em especial para o meio rural. Busca- se então analisar os impactos socioeconômicos da produção do biodiesel para região do ABCT a partir de 2004. Feito a partir de um estudo bibliográfico e quantitativo- qualitativo, os resultados apontam vertiginoso crescimento econômico nos municípios do ABCT, no entanto não trouxe desenvolvimento social e houve considerável impacto a agricultura familiar da região. Palavras- chave: Nordeste paraense; Biodiesel; Agricultura Familiar;

Biografia do Autor

Leon Nazaré da Cruz, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Mário Tito Almeida Barros, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

DOUTORANDO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNB/UFPA

Bianka das Neves Braun Rabelo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- UFPA

GRADUANDA EM CIÊNCIAS SOCIAIS NA UFPA

Referências

BIODIESEL. O Biodiesel no Brasil. Disponível em: <http://www.biodieselbr.com>. Acesso em: 15/12/2014.

COUTO e tal. A Expansão da Fronteira do Agrocombustível: Impactos e Desafios da Agricultura Camponesa no Nordeste Paraense. Disponível em: http://www.anppas.org.br/encontro6/anais/ARQUIVOS/GT18-835-562-20120622132311.pdf Acessado em: 30/11/2014.

SILVA, Elielson Pereira. Desenvolvimento Local e Óleo de Palma na Amazônia: Interfaces entre o Global e o Local. IVCODS, 2013.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.