Agroecologia: Relato de Experiência na Escola Família Agrícola Dom Antônio Possamai

Autores

  • Izaqueu Chaves Oliveira Instituto Federal de Educação Ciências e tecnologia de Rondônia
  • Silvana de Fátima dos Santos Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Rondonia
  • Antonio Marcos de Sousa Bento Faculdades Integradas de Ariquemes FIAR

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre a educação agroecológica desenvolvida pela Escola Família Agrícola Dom Antônio Possamai, localizada no município de Jaru – RO. O objetivo do mesmo consistiu em de compreender o desenvolvimento do trabalho pedagógico a realidade da Escola Família Agrícola, no tocante a concepção de educação agroecológica e as relações interpessoais bem como fazer apontamento quanto aos fundamentos epistemológicos e metodológicos da Pedagogia da Alternância. A experiência ocorreu no mês de março de 2015. Nela foram levantadas as principais dúvidas que tínhamos quanto ao modelo de Escola Família Agrícola, Pedagogia da Alternância e o Currículo que é desenvolvido numa perspectiva agroecológica. Os procedimentos para a realização da mesma se desencadeou numa linguagem informal a através de conversas com funcionários e alunos, observações das infraestruturas, comportamentos dos sujeitos, e análise documental. A experiência permitiu conhecer as peculiaridades de outro modelo de educação. Com base nos relatos e observações, podemos fazer uma reflexão bibliográfica quanto à educação pelo viés agroecológico, Escola Família Agrícola e os princípios da Pedagogia da Alternância.

Biografia do Autor

Silvana de Fátima dos Santos, Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Rondonia

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2014). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Integradas de Ariquemes - FIAR (2001 - 2004). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2008) e Mídias na Educação (2012) pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Possui experiência docente na educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Experiência como Coordenadora Pedagógica, Orientadora Escolar, na Gestão Escolar e tutoria presencial do curso Pró-Licenciatura em Educação Física (UNB/UNIR

Antonio Marcos de Sousa Bento, Faculdades Integradas de Ariquemes FIAR

É licenciado em Matemática pela FIAR - Faculdades Integradas de Ariquemes. Atuou como bolsista no Projeto Reforçar, na disciplina de Matemática do Instituto do Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Rondônia. Atualmente estuda a relação entre Geometria e Desenho na abordagem interdisciplinar.

Referências

Construindo Principio e Diretrizes: Org. ABA, I seminário nacional de educação em agroecologia, 3 a 5 de julho de 2013, Recife-PE. 16 p.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências