Políticas públicas em assentamentos rurais no sul do Amazonas: Projeto de Assentamento Matupi

Autores

  • Aline Lessa de Souza Universidade Federal do Amazonas
  • Viviane Vidal da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Tatiana Acácio da Silva Universidade Federal do Amazonas

Resumo

A implantação de políticas públicas em assentamentos contribui para a permanência das famílias no campo gerando o desenvolvimento rural. Torna-se necessário identificar as principais áreas de atuação das políticas públicas implantadas no PA Matupi. Foram realizadas pesquisas em sites como do Instituto de Colonização e Reforma Agrária e no Ministério de Desenvolvimento Agrário, visitas a órgãos como o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Sustentável do Amazonas – IDAM, Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas – IDESAM e Instituto de Colonização e Reforma Agrária - INCRA. Os agricultores possuem acesso a crédito via PRONAF e políticas voltadas à infraestrutura como o Programa Luz Para Todos. O Cadastro Ambiental Rural vem contribuindo para a conservação do meio ambiente neste assentamento. O aprimoramento de políticas voltadas para a educação e saúde nesta unidade contribuirá para o contínuo desenvolvimento do assentamento.

Biografia do Autor

Aline Lessa de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente/UFAM - Engenharia Ambiental

Viviane Vidal da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente/UFAM - Colegiado de Biologia e Química- Ecologia Aplicada

Tatiana Acácio da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente/UFAM - Engenharia Ambiental

Referências

LE TOURNEAU, F. M. L; BURSZTYN, M. Assentamentos rurais na Amazônia: contradições entre a política agraria e a política ambiental. Campinas, v. 3, n. 2, p. 15-21, 2010.

NETO, A. O. C. Políticas Públicas nos assentamentos do município de Esplanada-BA: uma avaliação preliminar. In: Anais XXI Encontro Nacional de Geografia Agrária, Minas Gerias. 2012.

SILVA, V,V; Impactos das atividades produtivas na dinâmica da paisagem do Assentamento Matupi, estado do Amazonas. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, escola Superior de agricultura “Luiz de Queiroz”, Centro de Energia Nuclear na Agricultura. Piracicaba, 2012.

SIPRA - MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário. Instituto de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. Projetos de Reforma Agrária Conforme Fases de Implementação, Brasília 2014.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 6. Políticas Públicas.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)