Agroecologia, Saúde e Questão Agrária: perspectivas e desafios

Autores

  • Eugênio Cardoso da Silva Filho Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST
  • Paulo Cesar Aguiar Junior Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

Resumo

No contexto histórico atual a agroecologia se apresenta como paradigma em (re)construção. Trata-se da combinação de alternativas desde o resgate histórico de técnicas e saberes popular, associado aos avanços técnico-científico na perspectiva de uma nova matriz produtiva que altere as relações de produção vigente e promoção da saúde. O debate acerca da agroecologia está no campo das disputas e relação de poder. O aprofundamento das contradições do agronegócio acelerou nos últimos anos a desterritorialização dos camponeses, ora pela expulsão das famílias para os centros urbanos, ou, pelo extermínio da identidade camponesa, dos costumes e saberes tradicionais e imposição de novos modos de vida, tanto na produção quanto na reprodução social familiar. Nesse bojo, a agroecologia se mostra como alternativa de resistência, luta e transformação do modelo de produção vigente na perspectiva de novas relações sociais, ambientais, econômicas e culturais contemplando as múltiplas dimensões da saúde.

Biografia do Autor

Eugênio Cardoso da Silva Filho, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST

Graduado em História pela UFPB. Mestrando em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz/ENFF. Educador Popular. E-mail: eugeniomstpe@hotmail.com

Paulo Cesar Aguiar Junior, Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrando em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz/ENFF. E-mail: aguiar.paulocesar@gmail.com

Referências

ALENTEJANO, P. A. Questão agrária e agroecologia no Brasil do século XXI. Mimeo, Rio de Janeiro. 2014.

MEDEIROS, S. L. Agroecologia. In Dicionário da Educação do Campo. / Organizado por Roseli Salete Caldart, Isabel Brasil Pereira, Paulo Alentejano e Gaudêncio Frigotto. – Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

PEDROSA, J. I. Promoção da Saúde e Educação em Saúde. In. CASTRO, Adriana. SUS: ressignificando a promoção da saúde / Adriana Castro, Miguel Malo. – São Paulo: Hucitec: Opas, 2006.

Downloads

Publicado

2016-05-16