Valorizando Saberes dos Povos Indígenas da Mata Atlântica: Uma Experiência Inovadora de Estágio Curricular

Autores

  • Eduardo Macedo de Melo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Guilherme Pazini Abatti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rejane Maria Ghisolfi da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marlene Alano Coelho Aguilar Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Apresentamos aqui uma experiência de estágio distinta onde licenciandos buscaram contextualizar um dos princípios da agroecologia, a valorização da cultura e saberes dos povos indígenas, através da produção de uma cartilha de caráter informativo e de conscientização socioambiental. A produção da cartilha “A química da Mata Atlântica” objetivou alcançar a sensibilização da comunidade universitária frente aos saberes indígenas, numa perspectiva sustentável da relação sociedade-natureza, permitindo um diálogo de saberes com a comunidade. Um estudo de caso foi realizado baseado nas discussões dos envolvidos na produção da cartilha, além da análise qualitativa dada por um grupo de professores de diferentes universidades. Como resultados principais, temos que a produção da cartilha contribuiu significativamente na formação dos futuros professores, além de fornecer um material de divulgação científica interdisciplinar que busca resgatar a memória cultural e ambiental da comunidade local.

Biografia do Autor

Eduardo Macedo de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Química

Guilherme Pazini Abatti, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Química

Rejane Maria Ghisolfi da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Educação Metodologia de Ensino

Marlene Alano Coelho Aguilar, Universidade Federal de Santa Catarina

Sala Verde - UFSC

Referências

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Porto Editora, 1994.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa (4a ed.). São Paulo: Atlas, 2008.

MARTÍNEZ FRANCISCO, P. E. Nuevas Tecnologías en Educación. Madrid, Pearson Educación: Prentice Hall, 2004.

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Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências