Experiências agroecológicas em três municípios do Território da Cidadania Central-RS

Autores

  • Heloisa Alves Pinto de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Laila Garcia Marques Universidade Federal de Santa Maria
  • Saulo Telles Fruet Universidade Federal de Santa Maria
  • Iolanda Lopes Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Lia Rejane Silveira Reiniger Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

A origem de modelos alternativos de agricultura surgiu com os vários problemas socioambientais provocados pela modernização do campo. Esses modelos inspiraram uma nova ciência, chamada Agroecologia, que fundamenta a atuação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Agroecologia, Agrobiodiversidade e Sustentabilidade Professor José Antônio Costabeber. No presente trabalho são relatadas experiências de produção de base ecológica desenvolvidas no Território da Cidadania Central do estado RS, as quais foram identificadas por membros do CVT mediante contatos com técnicos dos escritórios municipais da EMATER/RS-ASCAR e subsequente aplicação e análise de questionários. A equipe selecionou três propriedades em Dilermando de Aguiar, Ivorá e Agudo, respectivamente, visando implantar Unidades Demonstrativas e realizar um curso sobre controle biológico e sistemas agroflorestais. Observou-se que as principais atividades sustentáveis realizadas nessas propriedades são a fruticultura e a olericultura.

Referências

LUZZI, N. O debate agroecológico no Brasil: uma construção a partir de diferentes atores sociais. Rio de Janeiro, UFRJ, Tese de Doutorado, 2007. Disponível em: http://orgprints.org/21839/1/Luzzi_Debate.pdf . Acesso em: 10 mar. 2015.

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRARIO (MDA). Sistemas de Informações Territoriais. Brasília DF, 2012. Disponível em: <http://sit.mda.gov.br>.

NEUMAN, P. O impacto da Fragmentação de Terras nos Sistemas Familiares de Produção do Arroz na Região do COREDE-Centro/RS. Florianópolis, UFSC,Tese de Doutorado, 2003. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/85535/193665.pdf?sequence=1 . Acesso em: 5 mar. 2015.

TEIXEIRA, J.C. Modernização da agricultura no Brasil: impactos econômicos, sociais e ambientais. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Três Lagoas Três Lagoas-MS, V 2 – n.º 2 – ano 2, Setembro de 2005. Disponível em: http://www.cptl.ufms.br/geo/revista-geo/Artigos/jodenir.pdf. Acesso em: 10 mar. 2015.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)