Avaliação do desenvolvimento de Macaúba em sistema silvipastoril
Resumo
A macaúba é uma palmeira que ocorre em praticamente todas as regiões brasileiras, sendo considerada uma das de maior dispersão no Brasil. Este estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento de macaúba em sistema silvipastoril. O experimento foi instalado em março de 2010 e constituído por um plantio de macaúba em consórcio com Brachiaria decumbens. A altura, o diâmetro do estipe, o número de folhas, o diâmetro da copa e tamanho da maior folha foram avaliadas durante cinco anos. Conclui-se que o desenvolvimento da macaúba ao longo dos cinco anos de experimento foi muito lento.Referências
MOTA, C. S.; CORRÊA, T. R.; GROSSI, J. A. S. et al. Exploração sustentável da macaúba para produção de biodiesel: colheita, pós-colheita e qualidade dos frutos. Informe Agropecuário, v. 32, n. 265, p. 41-50, 2011.
MOTOIKE, S. Y.; CARVALHO, M.; PIMENTEL, L. D. et al. A cultura da macaúba: implantação e manejo de cultivos racionais. Viçosa: Editora UFV, 2013. 61p.
NUCCI, S. M. Desenvolvimento, caracterização e análise da utilidade de marcadores microssatélites em genética de população de macaúba. 2007. 90 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical) – Instituto Agronômico de Campinas, Campinas, 2007.
RUBIO NETO, A. Superação da dormência em sementes de Macaúba [Acrocomia aculeata (Jacq.) Loodiges ex Mart.]. 2010. 53p. Dissertação (Mestre em Agronomia/Fitotecnia) – Universidade Federal de Goiás, Jataí – GO.
SILVA, V. P. Sistemas Silvipastoris na pecuária leiteira do Paraná: possibilidade e desafios. In: SIMPOSIO INTERNACIONAL SISTEMAS AGROFLORESTAIS PECUÁRIOS NA AMÉRICA DO SUL, 1., 2000, Juiz de Fora. Anais eletrônicos... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2000. 1 CD-ROM.
VIANA, M. C. M.; SILVA, E. A.; QUEIROZ, D. S. et al. Cultivo de macaúba em sistemas agrossilvipastoris. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 32, n. 265, p. 70-80, nov./dez. 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).