Perspectivas curriculares para uma abordagem agroecológica no Curso de Educação do Campo, região da Transamazônica e Xingu, Pará.

Autores

  • Carla Giovana Souza Rocha Universidade Federal do Pará
  • Francisco Plácido Magalhães Oliveira Universidade Federal do Pará

Resumo

O objetivo é apresentar como o tema da Agroecologia está sendo pensado por meio das modalidades pedagógicas e disciplinas previstas no curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza, nos municípios da Transamazônica e Xingu, estado do Pará. O relato realizado está baseado na participação dos autores enquanto docentes do curso, nas experiências das disciplinas ministradas e planejadas, nas observações realizadas em reuniões e contatos com os educandos e análise do projeto pedagógico do curso. Verifica-se que há várias possibilidades de inserção de temáticas da Agroecologia, e existe forte justificativa para uso de tal abordagem devido ao contexto regional e sua diversidade social, cultural, ambiental e produtiva da região envolvida, assim como, o interesse de construção desta perspectiva pelos docentes e educandos do curso a partir das problemáticas socioambientais e produtivas constatadas nas vivências e nos diagnósticos do tempo-comunidade.

Biografia do Autor

Carla Giovana Souza Rocha, Universidade Federal do Pará

Doutora em Desenvolvimento Rural pelo UFRGS/PGDR, mestre em Ciências Sociais pela UFRRJ/CPDA; professora no Campus Universitário de Altamira, na Faculdade de Etnodiversidade; colaboradora do Programa de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas/UFPA/NCADR.

Francisco Plácido Magalhães Oliveira, Universidade Federal do Pará

mestrado em Agronomia Biologia Vegetal Tropical pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1997), doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2003) e Especialista em Apicultura pela UNITAU (2011). Professor da Faculdade de Etnodiversidade/Campus Universitário de Altamira/UFPA

Referências

ASSIS, R.L. Agroecologia e agricultura orgânica: controvérsias e tendências. Desenvolvimento e Meio Ambiente. Curitiba, N.6, p.67-80, jul./dez.2002.

UFPA/CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA. Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Educação do Campo-Ciências da Natureza. Altamira, 2013, 110p.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências