Alimergia: produção do autoconsumo à soberania alimentar

Autores

  • ROSiÉLE CRISTIANE LUDTKE UNIVERSIDADE FEDERAL FRONTEIRA SUL - UFFS
  • ROZANE MARCIA TRICHES UNIVERSIDADE FEDERAL FRONTEIRA SUL - UFFS

Resumo

Uma das questões que mais afligem a humanidade neste século é a questão da fome no mundo, que não é resultado de um processo natural, mas das relações estabelecidas entre as pessoas e baseadas em seus interesses. Não há falta de produção de alimentos no mundo, mas há concentração na industrialização e distribuição dos alimentos que são fatores que contribuem para a agravação da fome. Neste artigo pretende-se evidenciar a importância do autoconsumo realizado através da produção diversificada através do desenvolvimento da Alimergia, do modo camponês de produção o que garante a soberania alimentar. Para tanto se pretende mostrar que a produção para o autoconsumo possui várias dimensões que ajudam na construção de uma estratégia de superação da fome, através de práticas e conhecimentos milenares desenvolvidos através da agroecologia.

Biografia do Autor

ROZANE MARCIA TRICHES, UNIVERSIDADE FEDERAL FRONTEIRA SUL - UFFS

Graduada em Nutrição, Mestrada em Epidemiologia, Doutora em Desenvolvimento Rural – UFGRS/Porto Alegre-RS, professora do Curso de Graduação em Nutrição e da Pós-Graduação Stricto Sensu em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Federal da Fronteira Sul-UFFS, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Segurança Alimentar e Nutricional- UFFS/Realeza-PR

Referências

ALTIERI, M. Bases científicas para uma agricultura sustentable. Montevideo: Nordan Comunidad, 1999. 315 p.

BECK, U. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo, editora 34, 2011 (2ª edição), 384 pag.

FAO: 805 milhões de pessoas passam fome no mundo. Disponível em http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-09/fao-805-milhoes-de-pessoas-passam-fome-no-mundo, acessado em 15/11/2014.

GLIESSMAN, S.R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005.653 p.

PLOEG, J. D. V. der. Camponeses e Impérios Alimentares: Lutas por autonomia e sustentabilidade na era da globalização. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

SILVA, Valter Israel da. Classe Camponesa: Modo de ser, de viver e de produzir. 1ª edição, Porto Alegre; Padre Josimo, 2014.

Downloads

Publicado

2016-05-16