Avaliação da Aceitação do Arrumadinho de Broto de Palma com Carne-de-sol na Comunidade Quilombola Serra do Abreu, Nova Palmeira – PB.

Autores

  • Frederico Campos Pereira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba.
  • Anny Kelly Vasconcelos de Oliveira Lima FAPESQ/IFPB/CNPq
  • Julineide Gadelha Silvestre Coelho IFPB
  • Anna Cristine Silva de Moraes IFPB
  • Janailma Lima de Oliveira UFPB

Palavras-chave:

Semiárido, alimentação, forrageira, quilombo

Resumo

A palma se estabeleceu, no Semiárido nordestino como forrageira, utilizada com fundamental importância na pecuária, no entanto, é uma planta de enorme potencial produtivo e de várias utilidades, podendo ser usada na alimentação humana, na produção de medicamentos, cosméticos e corantes, na conservação e recuperação de solos, cercas vivas, paisagismo, além de uma infinidade de usos. É a planta mais explorada e distribuída nas zonas áridas a semiáridas do mundo, contudo sua real dimensão produtiva ainda não foi plenamente conhecida no Nordeste. No intuito de aumentar os estudos sobre o assunto, o presente trabalho realizou uma análise sensorial de arrumadinho de broto da palma com carne de sol entre moradores do Quilombo Serra do Abreu, e obteve aceitação da maioria dos provadores.

Biografia do Autor

Frederico Campos Pereira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Professor do Curso de AGROECOLOGIA do IFPB. Engenheiro Agrônomo formado pela UFPB, Mestre e Doutor em Recursos Naturais pela UFCG,

Anny Kelly Vasconcelos de Oliveira Lima, FAPESQ/IFPB/CNPq

Agrônoma, Dra em Engenharia Agrócola pela UFCG e Bolsista DCR FAPESQ/IFPB/CNPq

Julineide Gadelha Silvestre Coelho, IFPB

Graduanda em Agroecologia e Bolsista do NEA - Núcleo de Estudos em Agroecologia

Anna Cristine Silva de Moraes, IFPB

Cursando Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Ambientais do Semiárido IFPB

Janailma Lima de Oliveira, UFPB

Graduada em Agroecologia pelo IFPB e Mestranda em Agronomia pela UFPB.

Referências

BARBERA, G.; INGLESE, P.; PIMIENTA-BARRIOS, E. (Eds.). Agroecologia, cultivo e usos da palma forrageira. Paraíba: SEBRAE/PB, 2001. 216 p.

LOPES, E. B.; SANTOS, D. C. E VASCONCELOS, M. F. Cultivo da palma forrageira In: LOPES, E. B. (Ed.). Palma forrageira: cultivo, uso atual e perspectivas de utilização no semiárido nordestino. Paraíba: EMEPA/FAEPA, 2007. p. 11-33

LIMA, A. K. V. O. et al. Utilização de umbuzadas formuladas com palma forrageira (Opuntia fícus indica Mill) na merenda escolar. Revista Verde. v. 7, n.3, p.68-72, 2012.

NUNES, C. S. Usos e aplicações da palma forrageira como uma grande fonte de economia para o semiárido nordestino. Revista Verde. v.6, n.1, p.58-66, 2011.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>