Conflito socioambiental e resistência camponesa: expansão territorial do dendê no nordeste paraense

Autores

  • Fabiana Carneiro da Silva Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Dérick Lima Gomes Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Cátia Oliveira Macedo Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Resumo

Este artigo objetiva demonstrar as transformações ocorridas na agricultura camponesa na região do nordeste paraense em decorrência da expansão da produção do dendê. Partimos de levantamentos bibliográficos e documentais e trabalhos de campo com entrevistas estruturadas e semiestruturadas para melhor compreender tais questões. A partir dos resultados obtidos, se questiona a ideia de desenvolvimento sustentável do PNPB, tal como, a noção de modernidade promulgada pelo agronegócio.

Biografia do Autor

Fabiana Carneiro da Silva, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Graduanda em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Bolsista PIBIC/UEPA.

Dérick Lima Gomes, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Graduando em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Bolsista PIBIC/FAPESPA/UEPA.

Cátia Oliveira Macedo, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Geógrafa. Doutora em Geografia (Geografia Humana -USP). Professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Referências

FABRINI, João E. O campesinato frente à expansão do agronegócio e do agrocombustível. In: SAQUET, Marcos A.; SANTOS, Roseli A. dos (Orgs.). Geografia agrária, território e desenvolvimento. São Paulo, SP: Expressão Popular, 2010. p. 55-88.

MARTINS, José de Souza. Os camponeses e a política no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1981.

OLIVEIRA, Ariovaldo U. de. Geografia Agrária: perspectivas no inicio do século XXI. In:______; MARQUES, Marta Inês Medeiros (Org.). O campo século XXI: território de vida, de luta e de construção da justiça social. São Paulo: Casa amarela; Paz e Terra, 2004. p.27-64.

ROTHMAN, Harry; FURTADO, André. A possível contribuição da avaliação tecnológica para os programas de bioenergia. In: ROSILLO-CALLE, Frank; Etc al (orgs.). Uso da biomassa para produção de energia na indústria brasileira. Campinas, SP: Editora UNICAMP, 2005.pp.121-162.

WOORTMANN, Klaas. Com parente não se neguceia: o campesinato como ordem moral. Brasília: Editora Universitária de Brasília/Tempo Brasileiro, 1990. (Anuário Antropológico/87).

ZHOURI, Andréa; LASCHEFSKI, Klemens. Conflitos Ambientais. In: ZHOURI, Andréa (org.). As Tensões do Lugar: Hidrelétricas, sujeitos e licenciamento ambiental. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 1. Sócio biodiversidade e Território.