Desempenho de cafeeiros conilon no sistema orgânico em Leopoldina, MG.

Autores

  • Kélen Cassia Pereira Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
  • Waldenia de Melo Moura Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
  • Pedro Henrique Silva Ferreira Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
  • Paulo César de Lima Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
  • Débora Ribeiro Gonçalves Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar cafeeiros de café conilon promissores para o cultivo orgânico em Minas Gerais. O experimento foi instalado na Fazenda Experimental de Leopoldina - MG, da EPAMIG, em delineamento de blocos casualizados, com nove clones de café conilon e três repetições. Foram avaliadas as seguintes características agronômicas: vigor vegetativo; porte, severidade de ferrugem; de cercosporiose e de bicho mineiro; intensidade de seca de ponteiro e produtividade. Em geral, os clones apresentaram alto vigor vegetativo e baixa incidência de doenças e praga. Foram observados variabilidade entre os clones para o porte das plantas e a produtividade. A média da produtividade foi de 74,89 sacas de café beneficiado/ ha. A presença de doenças e praga não afetou a produtividade. Com base na safra 2014 os cafeeiros 23, 04, 17, 31 e 29 são promissores para o cultivo orgânico.

Biografia do Autor

Kélen Cassia Pereira, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

UREZM

Waldenia de Melo Moura, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

UREZM

Pedro Henrique Silva Ferreira, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

UREZM

Paulo César de Lima, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

UREZM

Débora Ribeiro Gonçalves, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

UREZM

Referências

CARVALHO, V. L. et al. Manejo de doenças do cafeeiro. In REIS, P.R, CUNHA, R.L. (Ed.) Café arábica do plantio à colheita, Lavras, MG: EPAMIG, 2010. v. 1. cap. 11,p. 689-756.

CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento. Séries históricas. Disponível em <http://www.conab.gov.br/conteudos.php?a=1252&t=2>. Acesso: em março de 2015.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa n0 7, de 17 de maio de 1999. Dispõe sobre a produção de produtos orgânicos vegetais e animais. LEX – coletânea de Legislação e Jurisprudência: legislação federal marginalia, São Paulo, ano 63, t.5, p.2465-2476, maio de 1999.

MOURA, W.M., et al. Avaliação de clones de café conilon no município de Leopoldina, Minas Gerais. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 5. 2007, Águas de Lindóia, SP. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2007.

MOURA, W.M. et al. Produção de café conilon orgânico na Zona da Mata Mineira.

In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 8, 2013, Salvador, BA. Anais..., Brasília, DF: Embrapa Café, 2013.

PARTELLI, F. L. et al. Qualidade da matéria orgânica e distribuição do fósforo no solo de lavouras orgânicas de café Conilon. Ciência Rural, Santa Maria, v.39, n.7 p. 2065-2072, Out. 2009.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>