Redução no uso de adubação química com emprego de materiais orgânicos na Zona da Mata de Minas Gerais

Autores

  • Paulo César de Lima Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
  • Elem Fialho Martins Fapemig/ EPAMIG
  • Paulo Roberto Pereira Silva Fapemig/ EPAMIG
  • Waldênia de Melo Moura Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
  • Carlos Henrique da Silva Almeida CBP&D-Café/EPAMIG

Resumo

Com o objetivo de reduzir custos com adubação química, muitos agricultores familiares estão associando os adubos com materiais orgânicos disponíveis em suas propriedades. Este trabalho teve como objetivo avaliar combinações de uma mistura de materiais orgânicos com a formulação comercial 20-05-20 (aqui denominado químico) na produção de café de agricultores familiares na Zona da Mata Mineira. Foi empregada uma lavoura de Araponga com cafeeiros espaçados 3,0 x 0,8 m. Uma mistura composta por cama de frango e palha de café na proporção 1,2: 1 foi utilizada com as seguintes combinações percentuais: 0:100; 25:75; 50:50; 75:25: e 100:0 (orgânico : químico) com dose total de 400 de kg/ ha. O delineamento foi em blocos casualizados com três repetições e seis plantas por parcela. A fonte de adubo aplicado, em qualquer combinação, não afeta a produtividade dos cafeeiros. A utilização de mistura orgânica reduz custo do produtor e mantém o nível de produção.

Biografia do Autor

Paulo César de Lima, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

EPAMIG/ Unidade Regional da Zona da Mata, Pesquisador Solos e Nutrição de Plantas.

Waldênia de Melo Moura, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

EPAMIG/ Unidade Regional da Zona da Mata, Pesquisador Solos e Nutrição de Plantas.

Referências

FUNARBE. SAEG-Sistema para análises estatísticas v. 5.0. Viçosa-MG, 1993.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE, Agricultura familiar. Censo Agropecuário 2006, Rio de Janeiro: IBGE, 267p. 2009.

LIMA, P. C.; CARVALHO, C. F. M; SILVA, C. A.; MOURA, W. M; OLIVEIRA, R. L.; GONÇALVES, M. G. M. Avaliação de doses de composto orgânico não estabilizado na produtividade de cafeeiros na Zona da Mata de Minas Gerais. In: V Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável II Congresso Internacional de Agropecuária sustentável, 2013, Viçosa. Anais... Viçosa: SIMBRAS, 2013a. p. 28-31.

LIMA, P. C.; CARVALHO, C. F. M; SILVA, C. A.; MOURA, W. M; OLIVEIRA, R. L.; GONÇALVES, M. G. M. Produtividade de cafeeiros em função de doses de composto orgânico não estabilizado na Zona da Mata de Minas Gerais. In: V Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável II Congresso Internacional de Agropecuária sustentável, 2013, Viçosa. Anais... Viçosa: SIMBRAS, 2013b. p. 32-35.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>