Experiências de ensino, pesquisa e extensão do Núcleo de Estudos em Agroecologia – Ifma/Campus Monte Castelo

Autores

  • Georgiana Eurides de Carvalho Marques Instituto Federal do Maranhão - IFMA
  • Vivian do Carmo Loch Instituto Federal do Maranhão - IFMA
  • Flora Thaynã Seixas de Jesus Instituto Federal do Maranhão - IFMA
  • Emerson Lucas Tomaz da Silva Instituto Federal do Maranhão - IFMA
  • Cidvania Andrade de Oliveira Associação Agroecológica Tijupá

Resumo

O Núcleo de Estudos em Agroecologia criado com o intuito de valorizar saberes locais e aprofundar o intercâmbio de conhecimentos entre ciência e sociedade civil, possibilita a integração ensino, pesquisa e extensão, bem como, a valorização dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável. Atualmente o Núcleo desenvolve pesquisa com sementes crioulas, promovendo a conservação da agrobiodiversidade, com agricultores familiares dos municípios de Morros, Rosário e Cachoeira Grande. A pesquisa foi dividida em: aplicação de questionários semiestruturados, coleta e caracterização das espécies, formação de um viveiro de produção, replicação dos exemplares elencados. Além de capacitações mensais com os agricultores envolvendo temas sobre Agroecologia, através de metodologias participativas. Ao final almeja-se obter guardiões de sementes promovendo a manutenção de espécies importantes para a garantia da segurança alimentar local.

Biografia do Autor

Vivian do Carmo Loch, Instituto Federal do Maranhão - IFMA

Agrônoma, Msc. Agroecologia

Referências

BEVILAQUA,G. A. P; Antunes, I.F. Agricultores guardiões de sementes e o desenvolvimento in situ de cultivares crioulas. Artigo de divulgação na mídia, Embrapa, 2008.

MEIRELLES, l. R; RUPP, L. C. D. Biodiversidade, passado, presente e futuro da humanidade. Brasília: Ministério da Agricultura, 2006.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências