Comparação da Aceitação de Preparações Elaboradas Convencionalmente e com Resíduos Alimentares: O Caso do Mousse do Abacaxi e da sua Casca

Autores

  • Mislene Rosa Dantas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB.
  • Frederico Campos Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB-Campus Picuí.
  • Anny Kelly Vasconcelos de Oliveira Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB-Campus Picuí.
  • Daniela Batista da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB-Campus Picuí.
  • Antônio Cândido Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB-Campus Picuí.

Palavras-chave:

Preparações, Convencional, Não Convencional, Análise sensorial, Aceitabilidade.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi de avaliar a aceitabilidade de receitas elaboradas com o abacaxi e seus resíduos. O trabalho foi desenvolvido no período de agosto à dezembro de 2014. As preparações foram realizadas no laboratório de beneficiamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Picuí - PB. Foram elaborados 2 preparações, sendo 1 convencional: mousse de abacaxi e 1 não convencional: mousse da casca do abacaxi. As amostras das preparações foram avaliadas sensorialmente, pelo teste de aceitação, realizados logo após o preparo dos alimentos apresentando ao provador uma amostra em cada análise. A análise sensorial provou que as partes não convencionais podem ser utilizadas normalmente sem ter alteração brusca no sabor da preparação, visto que, por meio dos resultados obtidos observa-se que as médias apresentaram valores aproximados. Os resultados mostraram que ambas preparações obtiveram uma boa aceitabilidade. Palavras-chave: Preparações; Convencional; Não Convencional; Análise sensorial; Aceitabilidade.

Biografia do Autor

Mislene Rosa Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB.

Graduada no Curso Superior Tecnólogo em Agroecologia.

Frederico Campos Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB-Campus Picuí.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1988). Especialização em Gestão da Indústria Sucroalcooleira pela UFCG/UFMT (2008) Mestrado e Doutorado em Recursos Naturais pela UFCG (2010 e 2013). Atua principalmente nos seguintes temas: Recuperação de Áreas Degradadas, Ecologia das Caatingas, Agroecologia, Sustentabilidade do Semiárido Brasileiro, Fenologia de espécies xerófitas, Degradação Ambiental, Silvicultura (Produção de Mudas Nativas), Matas Ciliares e Compostagem. Experiência em grandes culturas, como soja, milho, algodão, fruticultura e feijão. Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. Onde ministra as disciplinas de Biomas e Ecologia da Caatinga; Botânica da Caatinga, Prevenção e Recuperação de Áreas Degradadas e Produção de Mudas Nativas. É Coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia NEA/IFPB, projeto desenvolvido junto ao CNPq. Desenvolve projetos de Pesquisa (PIBICT), Extensão (PROBEXT) e de Inovação Tecnológica (PIBITI) Institucionais e em parcerias com Órgãos de fomento (CNPq/FAPESQ/BNB).

Anny Kelly Vasconcelos de Oliveira Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB-Campus Picuí.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba. Mestrado em Engenharia Agrícola na área de Armazenamento e Processamento de produtos agrícolas pela Universidade Federal de Campina Grande, Doutora em Armazenamento e Processamento de produtos agrícolas. Ênfase na área de Processamento de alimentos, tecnologia pós colheita, tecnologia de frutas.

Daniela Batista da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB-Campus Picuí.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e mestrado em Engenharia Agrícola, na área de irrigação e drenagem pela Universidade Federal de Campina Grande-PB e doutorado em Agronomia - Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atuou na EMBRAPA / Centro de Pesquisa Agropecuária do Meio Norte, Teresina-PI, como Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível M - na área de Manejo e conservação do Solo, e como Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial - 2 na área de Irrigação e Drenagem, onde desenvolveu atividades em vários projetos de pesquisa. Foi professora temporária do IFPB Campus picuí, no curso de Tecnólogo em Agroecologia.

Antônio Cândido Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB-Campus Picuí.

Graduando no Curso Superior Tecnólogo em Agroecologia.

Referências

DUTCOSKY, S.D. Análise sensorial de alimentos. 3.ed. Curitiba: Champagnat, 2011. 426p.

GRANADA, G. G.; ZAMBIAZI, R. C.; MENDONÇA C. R. B. Abacaxi: produção, mercado e subprodutos. Boletim CEPPA, Curitiba, v.22, n.2, p.405-422, 2004.

LOPES, P. Abacaxi, 2011. Equipe Brasil Escola. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/frutas/abacaxi.htm>. Acesso em: 10/04/2015.

LUCIA, S. M. D.; MINIM, V. P. R.; CARNEIRO, J. de D. S. Análise sensorial de alimentos. In: MINIM, V. P. R. Análise Sensorial: estudos com consumidores. Viçosa: UFV, 2006. p.13-50.

MAIA, C; MARTINS; J; OLIVEIRA, E; MAIA, M; NUNES, M. Elaboração e Avaliação Sensorial de Pavê de Abacaxi. VII CONNEPI, 2012. Disponível em: <http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/3777/3029>. Acesso em: 15/04/2015.

MORETTI, C. L. Aproveitamento de resíduos do processamento mínimo de frutas e hortaliças. Embrapa Hortaliças: IV Encontro Nacional de Processamento Mínimo. São Pedro – SP., 2006. Disponível em: <http://www.esalq.usp.br/departamentos/lpv/eventos/palestras/IV%20EMP%20Moretti.pdf>. Acesso em: 10/04/2015.

ROGÉRIO, M.C.P.; BORGES, I; NEIVA, J.N.M.; PIMENTEL, J.C.M.; CARVALHO, F.C.; PONTE, T.R.; COSTA, J.B.; CATUNDA, A.G.V. Valor nutritivo do subproduto da indústria processadora de Abacaxi (Ananas comosus) em dietas para ovinos. Consumo de Nutrientes. 141ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010209352007000300032>. Acesso em: 22/12/14.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)