Sustentabilidade e transição agroecológica: Impactos do processo de diversificação no projeto de vida e em agroecossistemas familiares, no Assentamento Chico Mendes III- São Lourenço da Mata – Pernambuco.

Autores

  • Mitsuo Albuquerque Ishiguro UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO/ MESTRADO EM EXTENSÃO RURAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL/ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
  • Maria do Carmo Amorim UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO/ MESTRADO EM EXTENSÃO RURAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL/ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
  • Flávio Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO/ MESTRADO EM EXTENSÃO RURAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL
  • Iran Souza Lima Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO/ MESTRADO EM EXTENSÃO RURAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL
  • Jorge Luiz Schirmer de Mattos UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO/ Professor adjunto I
  • Josiani Alves de Morais UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO/ MESTRADO EM EXTENSÃO RURAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL
  • Luis Mauro da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/ PROFESSOR ADJUNTO II

Resumo

O presente estudo buscou contribuir para a adaptação do MESMIS como ferramental de apoio à avaliação do estado de sustentabilidade de agroecossistemas familiares, residentes no Assentamento Chico Mendes III, São Lourenço da Mata (PE). Foram analisados três agroecossistemas, fruto de um exercício de Pesquisa e Formação de discentes e técnicos e apoio concreto a ações de apoio ao fortalecimento do assentamento estudado. Tal ferramenta possibilitou a mobilização de princípios agroecológicos e, em especial, em análise sistêmica dos agroecossistemas. O estado global de sustentabilidade se mostrou de regular a crítico. Porém, tal estado situação se explica, em parte, por se tratar de um Assentamento que ainda não acessou as políticas públicas oficiais. A dimensão social foi a mais frágil, tanto em relação às politicas públicas quanto para consolidar iniciativas altamente estratégicas, como a feira agroecológica criada por famílias do assentamento.

Biografia do Autor

Mitsuo Albuquerque Ishiguro, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO/ MESTRADO EM EXTENSÃO RURAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL/ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

Atuante nas diversas campos de ensino na área de Geografia, com trabalhos em Líquens com IPA, etnobotânica, flores tropicais, turismo rural, meio ambiente e educação ambiental, uso e aplicação de defensivos agrícolas capacitado pela Agência Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF), também conta com experiência em geoprocessamento adquiridos pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (EMLURB) e desenhista em AutoCad. Foi extensionista pela UFPE com trabalho de "Hortas e Jardins para a Educação de Adultos" , ex-consultor agrícola credenciado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e ainda realiza trabalhos voluntários pela "Caravana de Luz Cultural" e pela SOCIEDADE ASTRONÔMICA DO RECIFE. Fez estágio na área de biologia molecular com extração de DNA de bactérias e arquea, análises físico-químicas de lodo de estações de tratamento e qualificação de águas de abastecimento.Ex-bolsista do PIBID biologia com projeto Botânica nas escolas. Foi bolsista de Iniciação Científica pela FACEPE. Ex bolsista do RENAFOR (REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA). Metrando da Pós Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (POSMEX) e aluno da especialização Educação do Campo

Maria do Carmo Amorim, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO/ MESTRADO EM EXTENSÃO RURAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL/ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

Graduação: Tecnologia em Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-Campus Sousa, Especialização: Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Iran Souza Lima Júnior, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO/ MESTRADO EM EXTENSÃO RURAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL

Graduado em Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005) e graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2005). Tem experiência na área de Zootecnia e educação do campo, com ênfase em Agroecologia, técnicas e tecnologias de convivência com o semiárido e captação de água de chuva para produção e consumo. Especialista em Agricultura Familiar Campesina e Educação do Campo pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Experiência como técnico educador através da assessoria pelo projeto Dom Helder Câmara como profissional da ONG CAATINGA, nos anos de 2006 a 2008, em Ouricuri-PE. Trabalhou como técnico educador na ONG CECOR, no município de Serra Talhada-PE pelo Projeto Dom Helder Câmara entre os anos de 2008 e 2009. Experiência com assentamentos rurais e elaboração de planos de desenvolvimento de assentamentos (PDAs) pela OSCIPE ICN - Instituto de Cidadania do Nordeste no ano de 2009 a 2011. Realizou assessoria técnica do Programa Um Milhão de Cisternas para o Semi-Árido através da rede ASA Brasil -Articulação do Semí-Árido sediado na cidade do Recife-PE. Atualmente coordena o programa uma terra e duas águas (P1+2) da ASA Brasil pela ONG CAATINGA conveniado ao Ministério de Desenvolvimento Social - MDS no município de Ouricuri-PE.

Jorge Luiz Schirmer de Mattos, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO/ Professor adjunto I

Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Realizou estágio pós-doutoral na Universidad Pablo de Olavide, Sevilha - Espanha.Tem experiência em Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: transição agroecológica, manejo de agroecossistemas, sistemas de produção de base ecológica, metabolismo social agrário, assentamentos de reforma agrária, extensão rural agroecológica e educação agroecológica.

Josiani Alves de Morais, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO/ MESTRADO EM EXTENSÃO RURAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL

Estudante de mestrado do programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (POSMEX), na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Graduada em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Rio Grande o Norte (2012). Se interessa em pesquisas associadas: Desenvolvimento Local, Gênero, Economia Criativa, Desenvolvimento Sustentável e Unidades de Conservação.

Luis Mauro da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/ PROFESSOR ADJUNTO II

Agrônomo de formação (UFAM), possui mestrado em Mestrado Em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento sustentável pela Universidade Federal do Pará (2002) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Atualmente é docente-pesquisador do NCADR/PPGAA e do Programa de Pós-Graduação do Campus UFPA de Marabá (PPGDTAM). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e diagnóstico agronômico, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagem sistêmica aplicada na agronomia, sistema de cultivo, agricultura famiiar, diagnóstico agronômico e agricultura de fronteira agrícola e avaliação da sustentabilidades ampla de agroecossistemas. Atualmente compõe a Rede Nacional de Núcleos de Agroecologia e é sócio da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção (SBSP). Atualmente está em estágio Pós-doutoral na UFRPE, ligado ao Departamento de Educação - Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (POSMEX).

Referências

ASTIER, Marta; MASERA, Omar R.; GALVÁN-MIYOSHI, Yankuic (Coordenadores). Evaluación de sustentabilidad: un enfoque dinâmico y multidimensional. España-Valencia: IMAG IMPRESSIONS, S.L. 200p. 2008.

MASERA, O.; ASTIER, M.; LÓPEZ-RIDAURA, S. Sustentabilidad y Manejo De Recursos Naturales: el marco de evaluación MESMIS. México: Mundi-Prensa, 1999. 109p.

MATTOS, J. L. S; GUZMÁN, G.I. Finca mi sueño: desde la lucha por la tierra hasta la producción agroecológica en Brasil. Agricultura ecológica, n.18, p.40-41, 2014.

MATTOS, J. L. S.; GUSMAN-CASADO, G. I. ; LIMA, J. R. T.; GAMARRA-ROJAS, G.; Silva, J.N. La recampesinización del mundo rural brasileño: el caso de las mujeres del Asentamiento Chico Mende.s III. In: Congreso Sociedad Española de Agricultura Ecológica, 11, 2014, Vitoria-Gasteiz. Ata… Vitoria-Gasteiz: SEAE, 2014. 14p.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)