Parque Ecológico da Amizade: exemplo de proteção e recuperação ambiental na cidade de Candiba - BA

Autores

  • Cláudio Roberto Meira de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi
  • Mislane C. de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi
  • Nilza S. Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi
  • Iara D. S. Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi
  • Raimundo J. de Oliveira Escola Municipal Dom José Pedro Costa

Resumo

O presente trabalho foi idealizado pelo professor Raimundo José de Oliveira na cidade de Candiba - BA a partir dos trabalhos de educação ambiental realizados com a comunidade no ano de 1985. O parque tem aproximadamente 20.000 m2, fica localizado na área urbana da cidade. Anteriormente o local era um lixão. Com o desenvolver do projeto, todo o lixo foi retirado e foram plantadas árvores nativas e exóticas propiciando o aparecimento da fauna. O espaço recebeu o nome de Parque Ecológico da Amizade, que é frequentado pela população e por instituições para realizar pesquisas. A área do parque ainda é utilizada para realização de aulas práticas com os alunos das escolas públicas. Mudas produzidas são doadas aos produtores rurais para plantio em nascentes e em áreas degradadas. Entretanto, o parque necessita de melhorias na infra-estrutura para acessibilidade, bancos para maior conforto dos visitantes, de funcionários para evitar a entrada de animais ou a ação predatória de vândalos.

Biografia do Autor

Cláudio Roberto Meira de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi

Professor da área de agricultura. Trabalha com estresses bióticos abióticos em plantas, produção de mudas de espécies nativas e exóticas e educação ambiental.

Referências

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Contagem Populacional. Disponivel em: . Acesso em: 13 jul. 2013.

OLIVEIRA, R. J. de. Parque Ecológico da Amizada. Candiba, BA, Escola Dom José Pedro Costa, 10 jul. 2013. Entrevista concedida a Mislene de Oliveira e Nilza de Lima.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências