Qualidade dos alimentos: uma expansão necessária

Autores

  • Veridiane Guimarães Ribas Sirota Universidade Federal do Paraná
  • Mônica de Caldas Rosa dos Anjos Universidade Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-8039-3398
  • Regiane Fonini Universidade Federal do Paraná

Resumo

Este artigo tem por objetivo debatera necessidade de enfrentamento ao sistema agroalimentar hegemônico, bem como, fomentar alternativas, sociais, culturais, éticas e ambientais sustentáveis, capazes de opor e substituir o modelo de produção atual. Para tanto, propôs-se um recorte, ainda que de forma inicial, acerca da compreensão difundida de qualidade dos alimentos,princípio presente no conceito de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN), por conta da exclusão no mercado de alimentos e produtos provenientes de outros modelos, que se contrapõem ao modelo convencional de produção de alimentos. Neste sentido, como ponto de partida, discute-se o sistema agroalimentar hegemônico, com vistas a fortalecer o modelo de produção agroecológica como uma possibilidade concreta de alcançar a SSAN, a partir da produção de alimentos adequados e saudáveis.

Biografia do Autor

Veridiane Guimarães Ribas Sirota, Universidade Federal do Paraná

Curso de Nutrição

Mônica de Caldas Rosa dos Anjos, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Nutrição

Regiane Fonini, Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-graduação em Sociologia

Referências

AZEVEDO, E.; RIGON, S.A. Sistema Alimentar com Base no Conceito de Sustentabilidade. In: TADDEI, J.A; LANG, R.M.F.; LONGO-SILVA, G.; TOLONI, M.H.A. (Org.). Nutrição em Saúde Pública. Rio de Janeiro: Rubio, 2011, p. 543-560.

AZEVEDO, E.; PELICIONI, M.C.F. Promoção da Saúde, Sustentabilidade e Agroecologia: uma discussão intersetorial. Saúde e Sociedade, v. 20, p. 715-729, 2012.

BEZERRA, I. “Nesta terra, em que se plantando tudo dá?” Política de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional no meio rural paranaense, o caso do PAA. 333f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010.

BRASIL. Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. Considerações da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO) sobre a importância estratégica da agroecologia para o PPA 2016 – 2019. Brasília, 2015.

BURLANDY, L.; MALUF, R.S. Soberania Alimentar - dimensões de um conceito em construção e suas implicações para a alimentação no cenário contemporâneo. In: TADDEI, J.A; LANG, R.M.F.; LONGO-SILVA, G.; TOLONI, M.H.A. (Org.). Nutrição em Saúde Pública. Rio de Janeiro: Rubio, 2011, p. 457-469.

LANG, T.; HEASMAN, M. Food Wars: The Battle for Minds, Mouthsand Markets. Londres: Earthscan, 2004.

POLLAN, M. Em defesa da comida: um manifesto. Intrínseca, 2008.

PREZOTTO, L. L. Qualidade ampla: referência para a pequena agroindústria rural inserida numa proposta de desenvolvimento regional descentralizado. In: 3º. Colóquio Internacional sobre Transformações Territoriais”: Anais... Florianópolis, 2000.

Downloads

Publicado

2016-05-16