Programa Mais Alimentos no estado de São Paulo: formação de jovens estudantes e de agricultores em duas escolas agrícolas (2010 a 2011)

Autores

  • Maria Lucia Mendes carvalho Centro Paula Souza
  • Maria Angela Fagnani Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este relato de experiência é parte de uma pesquisa desenvolvida na área de segurança alimentar e nutricional sustentável e que envolveu jovens estudantes de cursos técnicos de Agropecuária (Alternância) e de Agroecologia em projetos de parceria com instituições públicas, privadas e não governamentais no Programa Mais Alimentos no estado de São Paulo. Dentre os objetivos desse programa, pretendia-se criar um grupo de agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), envolvendo estudantes de escolas técnicas agrícolas e agricultores das regiões sudoeste, em Taquarivaí, e noroeste, em Andradina, a partir de um curso de formação em educação popular, sob a coordenação da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo (CATI), e com planos de ação necessários para a implantação de políticas públicas para promoção do desenvolvimento rural sustentável.

Biografia do Autor

Maria Lucia Mendes carvalho, Centro Paula Souza

Maria Lucia Mendes de Carvalho possui graduação em Química, Bacharelado (1980) e Licenciatura Plena (1981), pela Universidade de São Paulo, e em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1980); mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado (2013) em Engenharia Agrícola, na área de Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual de Campinas. Atuou em Centros de Pesquisas das Indústrias Químicas: Rhodia, Aquatec e Oxiteno, como pesquisadora e, posteriormente, gerente de pesquisa e desenvolvimento (1981 a 1995). É professora coordenadora de projetos no Centro Paula Souza, coordenando o Grupo de Memórias e História da Educação Profissional (GEPEMHEP). Tem experiência nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos, de História da Alimentação e Nutrição, e de História da Profissão Docente. Atualmente faz pós-doutorado em “Museologia e Patrimônio” no Museu de Astronomia e Ciências Afins (2015).

Maria Angela Fagnani, Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas

Maria Angela Fagnani possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Responsável pela área de Agrometeorologia na Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas de 1980 a 2010. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Estudos Atmosféricos, atuando principalmente nos seguintes temas: agrometeorologia e agroecologia.Aposentada desde março/2010.Professora Colaboradora em atividades de graduação e de pós-graduação até dezembro/2012

Referências

Referências bibliográficas

BRANCHER, P. Plano de Safra Territorial. Território Sudoeste Paulista, 2006. Disponível em: <http://www.mda.gov.br/download/ptdrs/ptdrs_territorio089.pdf>, Acesso em 06 abr. 2013.

CARVALHO, M. L. M.. Desvendando raízes e retratos no campo da alimentação e nutrição no Brasil: de Francisco Pompêo do Amaral ao Centro Paula Souza. 486p. Tese (Doutorado em Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável). Faculdade de Engenharia Agrícola, UNICAMP, 2013.

CARVALHO, M. L. M. FAGNANI, M. A. Contribuição de jovens estudantes de uma escola técnica agrícola para o desenvolvimento local em assentamentos na região de Andradina, In: V Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais, em junho de 2011, na Faculdade de Engenharia Agrícola/UNICAMP.

HANASHIRO, M. M. MATSUMARA, F. C. A. U. LIMA, I. A. BERIAM, L. O. S. MADDARENA, E. F. MINITTI, A. F. COMITRE, V. PIMENTEL, M. A. A. SOUZA, E. D. Transferência de Tecnologias Apropriadas para a agricultura familiar: uma experiência de ação integrada no Estado de São Paulo. Caderno de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.28, n.1, p. 51-80, jan.-abr., 2011. Disponível em: <http://webnotes.sct.embrapa.br/pdf/cct/v28/v28n1-3p51.pdf>, Acesso em: 06 mar. 2013.

LIMA, I. A. PINI, F. R. O. CARIA, A. S. Formação de agentes de pesquisa e extensão rural em educação popular. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2011.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências