Efeito de diferentes materiais de sombreamento sobre a área foliar de plantas de taioba.

Autores

  • João Nacir Colombo Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Santa Teresa
  • Mário Puiatti Universidade Federal de Viçosa - Campus Viçosa - MG
  • Letícia Marim Altoé Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Santa Teresa.
  • Ismail Ramlho Haddade Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Santa Teresa.
  • Rafael Costa De Sant'ana Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Santa Teresa.

Palavras-chave:

hortaliças não convencionais, sombreamento, Xanthosomas aggitifolium, araceae, agrobiodiversidade.

Resumo

Na exploração de hortaliças não convencionais há pouca informação sobre as técnicas de cultivo. Objetivou-se avaliar a área foliar de plantas de taioba submetidas a diferentes materiais de cobertura. Os tratamentos consistiram no uso de telas com sombreamento de 30% e 50%; filme agrícola de 150 micras; tela anti granizo 18%, e o tratamento controle. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados com oito repetições. O uso da tela anti granizo e de sombreamento 50% apresentaram os maiores valores de área foliar, sendo superiores ao tratamento controle. O tratamento com filme agrícola de 150 micras não diferiu significativamente do controle, enquanto os valores observados com tela de sombreamento 30% apresentaram-se significativamente inferiores ao controle. A cobertura com tela antigranizo 18% e tela de sombreamento 50% proporcionam maiores valores de área foliar, fato que deve ser considerado, uma vez que a parte comercializada da cultura são as folhas.

Biografia do Autor

João Nacir Colombo, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Santa Teresa

Professor; Doutor;Departamento de Produção Vegetal; Área: Agroecologia

Mário Puiatti, Universidade Federal de Viçosa - Campus Viçosa - MG

Professor; Doutor; Departamento de Fitotecnia; Universidade Federal de Viçosa - MG

Letícia Marim Altoé, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Santa Teresa.

Graduanda em Agronomia;Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Santa Teresa.

Ismail Ramlho Haddade, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Santa Teresa.

Professor; Doutor;Departamento de Produção Animal; Área: Estatística.

Rafael Costa De Sant'ana, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Santa Teresa.

Graduando em Agronomia;Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Santa Teresa.

Referências

GONDIM, A. R.et al. Crescimento, partição de fotoassimilados e produção de rizomas em taro cultivado sob sombreamento artificial. Horticultura Brasileira, v. 25, n. 3, p. 418-428, 2007.

OLIVEIRA, F. L.; ARAÚJO, A. P.; GUERRA, J. G. M. Crescimento e acumulação de nutrientes em plantas de taro sob níveis de sombreamento artificial. Horticultura Brasileira, v. 29, n. 3, p. 291-298, 2011.

AMARANTE, C. V. T.et al. Disponibilidade de luz em macieiras ‘fuji’cobertas com telas antigranizo e seus efeitos sobre a fotossíntese, o rendimento e a qualidade dos frutos. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 31, n. 3, p.664-670, 2009.

ESPÍRITO SANTO, A.; PUGIALLI, H. R. L. Estudo da Plasticidade Anatômica Foliar de Stromanthethalia (Vell.) JMA Braga (Marantaceae) em Dois Ambientes de Mata Atlântica. RevistaRodriguésia, v. 50, n. 76/77, p. 109-124, 1999.

FERNANDES, B. T.et al. Agrobiodiversidade em sistemas de produção familiares agroecológicos. Cadernos de Agroecologia, v. 9, n. 1, 2014.

MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2010. Manual de hortaliças não-convencionais. Brasília: MAPA/ACS, 92 p. Disponível em <http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/vegetal/Qualidade/Qualidade%20dos%20Alimentos/manual%20hortali%C3%A7as_WEB_F.pdf>. Acessado em 14 de agosto de 2014.

PINTO, N. A.V.D et al. Variabilidade da composição centesimal, vitamina C, ferro e cálcio de partes da folha de taioba (Xanthosomasagittifolium Schott). Revista Brasileira de Agrociência , v. 7, n. 3, p.205-208, 2001.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.