Diversificação da produção orgânica e articulação participativa para geração de renda por mulheres da região de Bauru participantes do projeto de extensão universitária

Autores

  • Maiara Cristina Gonçalves Universidade Estadual Paulista -UNESP/FCA Botucatu
  • André Luiz Gobatto Universidade Estadual de Londrina- UEL
  • Paula Silvestri Castello Branco
  • Caio César da Silva Marques
  • Aloísio Costa Sampaio Universidade Estadual Paulista -UNESP/ FC-Bauru
  • Terezinha de Fátima Fumis Universidade Estadual Paulista -UNESP/ FC-Bauru

Palavras-chave:

agricultura familiar, agricultura ecológica, certificação participativa

Resumo

O trabalho feminino em pequenas propriedades rurais, por vezes, se torna invisível às estatísticas, sendo o campo um ambiente sujeito às desigualdades de gênero. Entretanto, na prática não se pode negar que elas desenvolvem diversas atividades para complementar a renda ou até mesmo são as geradoras principais da renda familiar, sendo resilientes e buscando diversas alternativas para solucionar suas dificuldades. A partir da capacitação oriunda das atividades desenvolvidas no projeto foi analisado o caso de duas participantes com realidades distintas de produção com bases ecológicas, onde puderam encontrar alternativas para diversificar e divulgar atividades desenvolvidas em suas propriedades resultando no incremento da renda e na formação de um órgão certificador de conformidade orgânica (OCS).

Biografia do Autor

Maiara Cristina Gonçalves, Universidade Estadual Paulista -UNESP/FCA Botucatu

Bióloga mestranda em Agronomia Departamento de Horticultura FCA/ UNESP-Botucatu

Referências

EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Agricultura Familiar– 2004. Disponível em: <http://www.embrapa. br>. Acesso em: 4 dez. 2004.

IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo agropecuário. Rio de Janeiro: IBGE, 2006 p.1-267.

GLASS, V. Agricultura - Agricultura em família [Editorial]. Desafios do desenvolvimento, v. 66, n. 8, p. 52-61, jul., 2011.

GLIESSMAN, S.R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 4ª. ed. Porto Alegre: Universidade/UFRGS, 2009. 658p.

SOUSA, R. E. M.; VIEGAS, L. P. Os múltiplos papéis assumidos pela mulher no campo: a territorialidade das agricultoras familiares do assentamento Banco da terra – MT In: Colóquio Nacional do NEER, 5., 2013, Cuiabá, Anais do V colóquio do núcleo de estudos em espaço e representações (NEER), Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso 2013. Disponível em: <http://www.geografia.ufmt.br > Acesso em: 5 de maio 2015.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)