Conhecimentos populares sobre agroecologia e ambiente no Projeto de Assentamento de Reforma Agraria Cristina Alves

Autores

  • Julio Cesar Bravo Medina UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA
  • José Ribamar Gusmão Araujo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA
  • Isaac Giribet Bernat UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

Resumo

Nesse trabalho objetivou-se realizar um diagnóstico dos conhecimentos populares sobre agroecologia e meio ambiente dos habitantes do Assentamento Rural Cristina Alves (Itapecuru Mirim/MA) para entender o progresso da agroecologia como estratégia de desenvolvimento assumida pelo assentamento Cristina Alves e pelo MST. A metodologia de pesquisa foi baseada na Pesquisa/Ação Participativa. Encontrou-se que existe um nível diferenciado de consciência dos assentados sobre a questão ambiental e a agroecologia, embora esta última não seja conceitualizada, mas encontra-se incorporada ao imaginário da população o que se evidencia nas práticas do cotidiano. Isso acontece devido à relação dos camponeses com a agroecologia e ao proposito do MST em capacitar à comunidade nessa temática, situação que se revela nas práticas de manejo tradicional no Assentamento com vieses conservacionistas e na projeção futura associada a práticas de caráter agroecológico.

Biografia do Autor

Julio Cesar Bravo Medina, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

Engenheiro agrônomo, Mestre em Agroecologia.

José Ribamar Gusmão Araujo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

Engenheiro Agrônomo, Douto em Agronomia (Horticultura).

Isaac Giribet Bernat, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

Historiador, Doutor em Historia

Referências

BORGES, Juliano Luis. MST: do produtivismo a Agroecologia. São Paulo; Goiânia: Terceira Margem, 2010. 175 p.

CARTER, M. Combatendo a desigualdade social: o MST e a Reforma Agrária no Brasil. CARTER, Miguel (org.). São Paulo: UNESP, 2010. p. 27-78.

CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL – CPDOC. O que é História Oral. Fundação Getúlio Vargas – FGV. 2014. Disponível em <http://cpdoc.fgv.br/acervo/historiaoral> Acesso em 13 set. 2014.

GUZMÁN CASADO, G; GONZALES DE MOLINA, M; SEVILLA GUZMÁN, M. Introducción a la agroecología como desarrollo rural sostenible. Espanha: Mundi-Prensa, 2000. 535 p.

INCRA. Projeto Básico do Projeto de Assentamento Cristina Alves, Município de Itapecuru Mirim/MA. São Luís, 2012, 188p.

MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA - MST. Programa Agrário do MST: Lutar, Construir Reforma Agraria Popular!. 3ra ed. São Paulo: MST, 2013. 52 p. Available from <http://www.mst.org.br/node/7702>. Access on 14 sept. 2013.

SEVILLA GUZMÁN, E. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Em: Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. Brasília, DF: Embrapa, 2005. 517 p.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico