Hidrodinâmicas e qualidade da água na nascente do córrego Carnaíba na sub-bacia hidrográfica do Caeté, sudoeste do estado de Mato Grosso

Autores

  • José Carlos de Oliveira Soares Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Célia Alves de Souza Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Evaldo Ferreira Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT
  • Vinicius Neves da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Beatriz Ferraz Bühler Universidade do Estado de Mato Grosso

Resumo

O objetivo foi verificar a dinâmica hidrodinâmica e a qualidade da água da nascente Carnaíba, localizada na zona rural, no distrito de Sonho Azul, município de Mirassol D’ Oeste-MT. Na metodologia, monitorou-se sazonalmente os aspectos da hidrodinâmica, coletou amostras de água para análise em laboratório e relacionou os dados de agua de acordo com os parâmetros metodológicos do CETESB. Os resultados mostram a vazão e a batimetria variam em função das condições de uso e da sazonalidade. Em relação à qualidade da água, a nascente do córrego Carnaíba Os resultados deste estudo indicam que a nascente do córrego Carnaíba apresentou boa qualidade da água para os usos previstos em cursos d’ água considerados como Classe 2.

Biografia do Autor

José Carlos de Oliveira Soares, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1994). Mestrado em Ciências Ambientais pela Unemat (2009). Doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. É professor Assistente no Departamento de Geografia/Unemat.

Célia Alves de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993), mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Solos na Universidade Federal de Viçosa (2006). Professor Adjunta no Departamento de Geografia na Universidade do Estado de Mato Grosso (1994-2014). Atua na área de Hidrogeografia, gestão de bacias hidrográficas e Geografia física. Professora e orientadora no Mestrado Ciências Ambientais - UNEMAT. Vice-Coordenadora do Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso. Coordenadora Operacional do Dinter em Geografia entre UNEMAT/UFF. Coordena a Rede ASA - Rede de estudos sociais, ambientais e de tecnologias para o sistema produtivo na região sudoeste de Mato Grosso CNPq/CAPES/FAPEMAT. Compõem a equipe de professores e orientadores do Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede PRO-CENTRO-OESTE, na Universidade de Brasília DF. Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 2

Evaldo Ferreira, Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT

Possui Bacharelado (1999) e Licenciatura (2000) em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2014), atualmente é professor do curso de Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT e Membro do Conselho Universitário - CONSUNI e do Núcleo Docente Estruturante - NDE do curso de Geografia. Participa dos projetos de pesquisa "Cáceres: capital regional no contexto de Mato Grosso", "Sensoriamento Remoto para diagnóstico à erosão laminar e lineares da sub-bacia hidrográfica do córrego Guanabara, da bacia do Alto Paraguai, no município de Reserva do Cabaçal/MT" e "Processo de Sedimentação e qualidade da água no rio Paraguai no trecho entre a foz do rio Bugres e a Estação Ecológica da Taiamã-MT". Tem experiência na área de Geografia, atua e desenvolve pesquisa na área de Geografia Física, trabalhando também com os seguintes temas: Geografia, Planejamento Urbano e Regional, Planejamento de Transportes e Trânsito, cidades médias e Estatística.

Vinicius Neves da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Licenciatura em Geografia - UNEMAT (em andamento). Bolsista de iniciação científica - UNEMAT

Beatriz Ferraz Bühler, Universidade do Estado de Mato Grosso

Licenciada em Ciências Biológicas - UNEMAT Licencianda em Química - IFMT/UAB Mestranda em Ciências Ambientais - UNEMAT

Downloads

Publicado

2016-05-17

Edição

Seção

IX CBA 8. Biodiversidade e Bens Comuns.