Modo de vida em comunidade ribeirinha na Amazônia paraense.

Autores

  • Christian Nunes da Silva Universidade Federal do Pará - UFPA
  • João Márcio Palheta da Silva Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Joandreson Barra Lima Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Hugo Pinon de Sousa Universidade Federal do Pará - UFPA

Resumo

A floresta tropical e o ambiente fluvial são de grande importância na manutenção do modo de vida das populações residentes às margens dos rios da Amazônia brasileira, pois além de possibilitarem a satisfação das necessidades alimentares, favorecem a locomoção e extração de recursos naturais, que possibilitam a obtenção de renda pelas famílias dessas comunidades. Este artigo, por meio de pesquisa bibliográfica e da experiência de pesquisas em campo, com foco principal na realidade amazônica, procura fazer uma breve discussão sobre o modo de vida desses habitantes.

Biografia do Autor

Christian Nunes da Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Ecologia – Professor Adjunto II da Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará. Pesquisador do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA/ CNPq)

João Márcio Palheta da Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Geografia – Professor Associado II da Universidade Federal do Pará. Programa de Pós-Graduação em Geografia. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Pará. Líder do GAPTA/ CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 - CA SA /CNPq

Joandreson Barra Lima, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduando do Curso de Geografia (Lic. e Bach.) da Universidade Federal do Pará - UFPA, bolsista PIBIC/CNPq e membro do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia - GAPTA/CNPq.

Hugo Pinon de Sousa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduando do Curso de Geografia (Lic. e Bach.) da Universidade Federal do Pará - UFPA, Assistente de Pesquisa e membro do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia - GAPTA/CNPq.

Downloads

Publicado

2016-01-22

Edição

Seção

IX CBA 1. Sócio biodiversidade e Território.