Certificação de sistemas orgânicos de produção através da Organização de Controle Social - OCS

Autores

  • Maurício Fabiano Biesek Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Rural
  • Franciele Santos Rodrigues Universidad de La República/Uruguai
  • Jeferson Rafael Zamboni Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

A experiência agroecológica foi realizada nos municípios de Bituruna/PR e Coronel Domingos Soares/PR. Objetivou-se construir um espaço de diálogo para a consolidação de uma organização de Controle Social para reconhecer a qualidade orgânica dos alimentos dos assentamentos da região. Ocorreram encontros de capacitação e orientações para a formalização dos interessados em construir o grupo, respeitando as regras, leis e decretos que delimitam a produção agroecológica, onde os atores envolvidos no processo produtivo são participantes assíduos da gestão e cooperação, possuem entre si uma afinidade, confiança e comprometimento. A experiência possibilitou uma maior compreensão dos agricultores (as) e técnicos em assuntos referentes ao controle social e reconhecimento legal das atividades agropecuárias desenvolvidas nas Unidades de Produção Familiar – UPF’s.

Biografia do Autor

Maurício Fabiano Biesek, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Rural

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (2008). Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral (2011), "Políticas Públicas e as Organizações Sociais do Campo no Vale do Ribeira Paranaense". Auditor de Sistemas Orgânicos de Produção nos escopos de Extrativismo Sustentável Orgânico, Produção Vegetal e Animal Orgânico, Processamento de Produtos Orgânicos e Comercialização de Produtos Orgânicos. Mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Paraná (2012), " Indicadores Químicos e Microbiológicos da Qualidade de Solo em Agrossistemas e Sistemas Nativos na Região de Campo Gerais, Castro-PR". Experiência nas áreas de Ciência do Solo, certificação de sistemas orgânicos de produção, assessoria técnica de produção agropecuária e extrativismo vegetal, Assistência técnica e extensão rural.

Franciele Santos Rodrigues, Universidad de La República/Uruguai

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2007. Atualmente está finalizando um mestrado em Ciências Agrárias na Facultad de Agronomía da Universidad de La República no Uruguai. Atua na área de Zootecnia com ênfase em avaliação de alimentos e alimentação na produção de ruminantes. Tem experiência nas áreas de ovinocultura, bovinocultura de leite, desenvolvimento rural sustentável, agricultura familiar, assentamentos rurais da reforma agrária e extensão rural.

Jeferson Rafael Zamboni, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Possui graduação em TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA pelo Instituto Federal Do Paraná (2013). Atualmente trabalha na gestão de projetos da Cooperativa de Comercialização de Produtos da Reforma Agraria do Contestado. Ainda tem pouca experiência, mas atua na área de assistência técnica e gestão de projetos, onde realiza acompanhamento nas atividades do projeto Florestando a Reforma Agraria (FLORA), do Instituto Contestado de Agroecologia (ICA) ,localizado no município da Lapa, em parceria com a COOPERCONTESTADO, localizada no município de Bituruna, onde faz acompanhamento técnico na implantação de sistemas agroflorestais em assentamentos da reforma agraria. Já assessorou o seminário de apresentação do projeto FLORA. Já estagiou em cooperativas de comercialização e industrialização,onde acompanhou as atividades das cooperativas, e na Casa Familiar Rural (CFR) de Bituruna, acompanhando os educandos do curso técnico em agropecuária. Iniciou-se as atividades como bolsista no Programa Paranaense de Certificação Orgânica (PPCO), pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde desenvolve atividades referentes a certificação orgânica, bem como tecnitas de manejo orgânico , também desenvolve atividades referentes ao manejo sustentável de Erva-Mate, onde assessora pequenas propriedades de agricultores familiares e colégios dos municípios do centro sul Paranaense.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências