Implantação de horta suspensa na Escola Municipal Virgílio Magalhães Neto durante o projeto Unimontes solidária na comunidade do Barreiro, Município de São João do Pacuí, Minas Gerais, Brasil

Autores

  • Sandro Pereira de Jesus Alves Universidade Estadual de Montes Claros/ Unimontes
  • Lize Vieira da Cunha Moraes Universidade Estadual de Montes Claros/ Unimontes- Professora

Resumo

O relato de experiência aborda a vivência realizada na comunidade do Barreiro no município de São João do Pacuí, estado de Minas Gerais, localizado na Região Norte Mineira. O objetivo desta vivência foi de desenvolver juntamente com alunos da Escola Municipal Virgílio Magalhães Neto a criação de uma Horta Suspensa, a qual eles ficariam responsáveis de cuidar, produzindo-se assim hortaliças frescas para a merenda escolar. Com esta atividade foi possível despertar nas crianças uma relação mais estreita com o meio ambiente, fazendo com que um simples muro se tornasse um espaço verde com o reaproveitamento de materiais que seriam descartados. Utilizou-se garrafas PET para a produção da Horta Suspensa, estas que eliminadas de forma incorreta demorariam centenas de anos para se decomporem. A vivência foi de grande importância, pois houve um debate com os alunos sobre como organizar, preparar e adubar a terra e cuidar de sua própria horta seguindo os conceitos de base agroecológica.

Biografia do Autor

Sandro Pereira de Jesus Alves, Universidade Estadual de Montes Claros/ Unimontes

Acadêmico do Curso de Agronomia- 4° Período

Lize Vieira da Cunha Moraes, Universidade Estadual de Montes Claros/ Unimontes- Professora

Engenheira Agrônoma, Doutoranda em Agroecologia pela Universidade Internacional de Andalucía/Espanha. Possui Máster Oficial em Agroecologia pela mesma Universidade, mestrado em Produção Vegetal no Semi-Árido pela Universidade Estadual de Montes Claros (2008), especialização em Gestão e Manejo Ambiental de Sistemas Agrícolas pela Universidade Federal de Lavras (2007), graduação em Agronomia pela UNIMONTES (2005) e é docente das disciplinas de Extensão Rural para os cursos de agronomia e zootecnia na UNIMONTES. Possui experiência na área de extensão rural, com ênfase em sistemas alternativos de produção e foco em Manejo e Gestão Ambiental dos sistemas agrícolas. É membro do CMDR´s de Janaúba. Membro do colegiado do Território da Cidadania da Serra Geral. Coordenadora da Agrijúnior - empresa Júnior da Unimontes na categoria de Ciências Agrárias, do Núcleo de Estudos em Extensão Rural e Desenvolvimentos Agroecológicos (NERUDA) e do Projeto Célula de Acompanhamento e Informação do Território da Cidadania Serra Geral/MG.

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências