14328 - Programa em rede de pesquisa – desenvolvimento em sistemas de produção com atividade leiteira na região noroeste do RS (rede leite): a visão da extensão rural

Autores

  • cleuza noal brutti Emater/RS-Ascar
  • Gilberto Eugenio POZZOBON Emater/RS-Ascar
  • Auria Geanet SCHRÖDER Emater/RS-Ascar
  • Gilberto BORTOLINI Emater/RS-Ascar
  • João SCHOMMER Emater/RS-Ascar.

Resumo

Este trabalho apresenta a visão dos extensionistas da Emater/RS-Ascar sobre a Rede Leite, desenvolvida, desde 2003, no Noroeste gaúcho, região que mais produz leite no Estado. Experiência inédita no país, a Rede surgiu da necessidade de dar uma resposta à falta de qualificação de agricultores, à baixa produtividade de leite, à rejeição de mercados, ao isolamento social, ao sofrimento físico e à falta de pesquisa no Noroeste. Em dez anos, conseguiu aproximar nove diferentes instituições, levar a pesquisa até as pequenas propriedades rurais e transformar o modelo de Extensão Rural praticado pela Emater/RS-Ascar. Compõem a Rede Leite: Emater/RS-Ascar, Embrapa (Pecuária Sul e Clima Temperado), Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, Universidade de Cruz Alta, Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa Agropecuária, Instituto Federal Farroupilha – campus Santo Augusto, Cooperfamiliar e Associação Gaúcha de Empreendimentos Lácteos.

Biografia do Autor

cleuza noal brutti, Emater/RS-Ascar

Cleuza Noal Brutti nasceu em Santa Maria (RS). Concluiu o Curso de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1995. No mesmo ano, participou do Curso de Telejornalismo Aplicado Caras Novas da RBS TV e, em 1997, ingressou na RBS TV de Santa Cruz do Sul, nas editorias de Esporte, Jornal do Almoço, Bom dia Rio Grande e RBS Notícias. Trabalhou como produtora no Canal Rural, em Porto Alegre. Em 2003, na TV Assembleia, foi editora e apresentadora do telejornal Notícias e Perfil. Ainda na Capital, concluiu curso de Especialização em Relações Internacionais, oferecido pela UFRGS, e participou da elaboração e apresentação do programa de TV Rio Grande Rural, da Emater/RS-Ascar. Em 2003, regressou à RBS TV, em Pelotas, de onde saiu para trabalhar, no mesmo ano, na Assessoria de Comunicação da Emater/RS-Ascar, na região administrativa de Ijuí.

Gilberto Eugenio POZZOBON, Emater/RS-Ascar

Engenheiro agrônomo e extensionista Rural da Emater/RS-Ascar.

Auria Geanet SCHRÖDER, Emater/RS-Ascar

Engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar.

Gilberto BORTOLINI, Emater/RS-Ascar

Engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar.

João SCHOMMER, Emater/RS-Ascar.

Engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar.

Downloads

Publicado

2013-12-08

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências